29 dias para o São João 2023 de Campina Grande: expectativa e o que se sabe sobre a festa

0

Foto: Artur Lira/G1

Faltam 29 dias para o São João 2023 de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. A festa, que é conhecida como “O Maior São João do Mundo”, reúne milhares de forrozeiros no Parque do Povo, local onde o evento acontece. Este ano, a festa completa 40 anos de existência e vai durar 32 dias.

Expectativa e preparação para a festa

Quadrilha junina se prepara para se apresentar no São João 2023 de Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Quadrilha junina se prepara para se apresentar no São João 2023 de Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba

A 30 dias da festa, o sentimento é de ansiedade e expectativa para o evento. Diversos setores já se preparam para o evento. Para quem vai tocar no período junino, as preparações para o evento começam já no mês de maio. Paulo Matheus, cantor de um trio de forró que vai se apresentar em uma das ilhas no São João de Campina Grande, contou à TV Paraíba que a preparação para o período de festas deve ser bem feita porque o ritmo de apresentações é intenso.

“Tem que se preparar bem, porque é um período que eu não paro em casa. A vida é dentro de um carro. É um mês de ganhar dinheiro”, contou o artista.

Se nos palcos a preparação já começou, para quem vai dançar nas quadrilhas juninas os 30 dias que antecedem à festa é necessário ajustar os detalhes finais nos ensaios. Uma das quadrilhas juninas que deve se apresentar no São João 2023 de Campina Grande é a ‘Expressão Junina’, que há nove anos está se apresentando e utiliza o mês de maio apenas para ajustar os últimos detalhes para as apresentações que vão acontecer no período junino. E para quem participa das quadrilhas, o sentimento é de gratidão.

“É uma paixão que a gente tem por essa festa. Para mim, é uma coisa espetacular”, contou o marcador da ‘Expressão Junina’, Sandro Nascimento, à TV Paraíba.

Dentro das quadrilhas juninas existem as mais variadas histórias e o encontro de amizades e gerações, como é o caso de Valkíria Rodrigues e Roberta Rodrigues, mãe e filha que, agora, dançam juntas e despertam o sentimento de união e gratidão por estarem juntas nas apresentações.

“Eu sempre quis dançar junto com ela e agora a gente está caminhando juntas”, disse Valkíria. “A gente sempre ajuda uma a outra. Eu sou mais complicada de ensinar, mas a gente dá o nosso jeitinho”, disse Roberta sobre os ensaios com a mãe.

Mãe e filha ensaiam juntas em quadrilha junina de Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Mãe e filha ensaiam juntas em quadrilha junina de Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Em 2023, dentre as novidades já anunciadas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para a festa estão uma nova empresa responsável pela gestão da festa e a descentralização da programação, com a criação do “Quadrilhódromo”.

No Parque do Povo, local onde a festa vai acontecer, a estrutura está sendo montada pela empresa organizadora e a expectativa é de que até 1º de junho tudo esteja pronto.

Estrutura do Parque do Povo sendo montada há 30 dias da festa — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Estrutura do Parque do Povo sendo montada há 30 dias da festa — Foto: Reprodução/TV Paraíba

São João 2023 de Campina Grande

Planta do Parque do Povo para o São João 2023 de Campina Grande — Foto: Divulgação/PMCG
Planta do Parque do Povo para o São João 2023 de Campina Grande — Foto: Divulgação/PMCG

O São João 2023 de Campina Grande começa em 1º de junho deste ano. A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, selecionada para gerir o evento, é a mesma responsável pela realização de um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato, no Ceará.

Assim como em edições anteriores, o São João 2023 de Campina Grande vai acontecer no Parque do Povo, localizado no Centro da cidade. Em 2022, a prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de ampliar o espaço, através da requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), depois que o Parque do Povo atingiu lotação máxima de pessoas em dias de shows do São João.

A principal medida anunciada é a criação do “Quadrilhódromo”, um polo localizado na Estação Velha onde as tradicionais quadrilhas juninas devem se apresentar nos dias de competição. Outros locais, como o Parque da Criança e a Vila do Artesão também receberão decoração temática, ainda segundo a prefeitura.

Projeto do "Quadrilhódromo" divulgado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande — Foto: Divulgação/PMCG
Projeto do “Quadrilhódromo” divulgado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande — Foto: Divulgação/PMCG

Programação da festa

A programação completa do São João 2023 de Campina Grande foi divulgada em 5 de abril e a abertura, no dia 1º de junho, vai contar com show de Geraldo Azevedo e Chico César, com participação especial de Juliette. Também se apresentam Alcymar Monteiro e Biliu de Campina. Este ano, o evento comemora 40 anos de existência.

Entre os destaques da programação, estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João. Foi confirmado ainda que Calcinha Preta e Limão com Mel se apresentam no Dia dos Namorados, 12 de junho.

‘O Maior São João do Mundo’

Parque do Povo, onde é realizado o São João de Campina Grande — Foto: Emanuel Tadeu/Arquivo pessoal
Parque do Povo, onde é realizado o São João de Campina Grande — Foto: Emanuel Tadeu/Arquivo pessoal

De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para as pessoas dançarem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.

Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.

Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.

Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, desde então, por meio de licitações.

Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.

About Author

Deixe um comentário...