Aprovação do governo Lula é menor que reprovação em 12 de 22 capitais, e maior em 3, indica Quaest
A Quaest divulgou no final de agosto e início de setembro pesquisas sobre a corrida eleitoral em 22 capitais. Nessas pesquisas, o instituto perguntou aos eleitores também qual é a avaliação que fazem do governo Lula: positivo, regular ou negativo.
- Em 12, a aprovação de Lula foi menor que a reprovação: Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro e Vitória;
- Em 7, houve empate técnico entre aprovação e reprovação: Aracaju, Belém, João Pessoa, Macapá, Maceió, Porto Alegre e São Paulo;
- E, em 3, a aprovação foi maior que a reprovação: Fortaleza, Recife e Salvador.
O último levantamento nacional – ou seja, não só sobre as capitais – feito pela Quaest sobre a avaliação de Lula, divulgado em 10 de julho, mostrou o presidente com aprovação maior que a reprovação: 54% contra 43%.
As pesquisas Quaest também apresentaram a evolução da avaliação do presidente Lula em desde o mês de junho em São Paulo e em Belo Horizonte. Em Manaus, o monitoramento é feito desde maio. Veja como ficou:
📍 São Paulo
Na capital paulista, a avaliação do governo Lula oscilou dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A avaliação positiva ficou em 31%, enquanto a avaliação negativa se manteve em 35%, em comparação com a rodada anterior da pesquisa, de julho.
📍 Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a avaliação negativa oscilou 4 pontos percentuais e chegou em 41%. Outros 26% avaliaram positivamente o governo.
📍 Manaus
Na capital do Amazonas, a avaliação negativa se manteve em 38%. Já a avaliação positiva passou de 30% para 27%.