Mais Médicos chega a quase 80% das cidades com até 52 mil habitantes, diz governo

0

O médico venezuelano Alvaro Cordona, participante do programa Mais Médicos, atende paciente na UBS Vila Pirituba, em São Paulo, em 2015 - Karime Xavier - 12.mai.2015/Folhapress

O Mais Médicos, que foi reestabelecido pelo governo Lula no ano passado, já atinge 80% dos cerca de 3.900 mil municípios brasileiros com até 52 mil habitantes. Os dados são da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps).

Ainda de acordo com a pasta, a estimativa é que o programa alcance 26,9 milhões de pessoas nessas cidades —o equivalente a 41% da população.

O levantamento do governo federal, feito para o Dia do Médico, celebrado nesta sexta-feira (18), também mostra que 60% dos profissionais da saúde estão em municípios em situação de vulnerabilidade social.

O Mais Médicos também se expandiu na Amazônia Legal e na assistência à saúde de povos indígenas. Em dezembro de 2022, o programa tinha 224 profissionais que trabalhavam com esse grupo. No mês passado, esse número subiu para 570.

Inaugurado por Dilma Rousseff (PT) em 2013, o Mais Médicos passou por mudanças ao longo dos anos, especialmente durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. A saída dos médicos cubanos em 2018 trouxe desafios para manter o atendimento à população.

Em 2019, para substituir o programa petista, foi criado o Médicos pelo Brasil, que teve dificuldades em sua implementação e não conseguiu preencher todas as vagas remanescentes do Mais Médicos.

Em 2023, ano em que completou dez anos, o programa federal foi retomado no governo Lula com recorde de inscritos e idade média mais elevada.

About Author

Deixe um comentário...