Instrutor de armamento e campeão brasileiro de tiro tático: quem era dono de clube de atiradores que morreu por disparo acidental dentro de casa
Walter Luis Berger era instrutor de armamento e tiro e medalhista no Campeonato Brasileiro de Tiro Tático (CBTT) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Walter Luis Berger, dono de um clube de tiro que morreu por um disparo acidental da própria arma enquanto a manuseava dentro de casa, era campeão brasileiro de tiro tático. Ele acumulava três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze na competição da confederação brasileira do esporte.
Dono do Clube de Caça e Tiro Double V, de Irati, na região central do Paraná, o homem de 35 anos atuava como instrutor de armamento e tiro no local. Em agosto, ele foi instrutor de um torneio de tiro realizado em comemoração ao aniversário da Polícia Militar do Paraná (PM-PR).
Nas redes sociais, ele mostrava que também treinava musculação e Krav Maga, sistema de defesa pessoal israelense focado em situações reais.
Walter deixou a esposa – que também compete em campeonatos de tiro – e um filho bebê com um mês de idade.
Ele morreu na tarde de segunda-feira (8). Segundo o delegado Rafael Rybandt, as câmeras de segurança da residência mostram que o homem estava na sala com a esposa e um casal de amigos e foi até o quarto, sozinho, para pegar uma pistola do cofre e mostrá-la ao amigo, que também é entusiasta de armas.
No entanto, o áudio gravado pela câmera da sala mostra que, enquanto Walter estava no quarto, a arma disparou. Agora, a polícia busca entender por meio de perícia o que provocou o disparo.
“Não sabemos se a arma caiu, se num reflexo ele tentou pegar e acabou esbarrando no gatilho… A princípio é uma arma nova, e a mandamos para a perícia junto aos vídeos. O que está confirmado é que não há indício de ocorrência de crime”, explicou Rybandt, ao portal g1.
Walter foi atingido no abdômen, de baixo para cima, não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada dos socorristas.
De acordo com o delegado, o homem tinha autorização para possuir armas, estava com toda a documentação regularizada e “possuía expertise técnica no manuseio de armamentos”.
“A arma envolvida foi recolhida pela Polícia Científica para perícia técnica e confronto balístico. Além disso, as imagens das câmeras de segurança da residência […] foram encaminhadas para análise, a fim de corroborar a dinâmica dos fatos. Um inquérito policial foi devidamente instaurado para apurar a ocorrência em sua totalidade e aguarda a conclusão dos laudos periciais”, destaca o delegado.

Luto
Em nota publicada nas redes sociais, o clube de tiro de Walter lamentou o falecimento dele.
“É com imensa tristeza e pesar que informamos o falecimento do nosso presidente Walter Luis Berger, nesta tarde de segunda-feira. Mais do que líder do clube, ele foi um irmão de pista, sempre com esse sorriso no rosto, disposto a ajudar, ensinar e acolher quem chegava. Sua dedicação ao tiro esportivo e ao nosso clube deixou uma marca que nunca será apagada. Rezemos por sua alma e por sua família, para que Deus os conforte nesse momento tão difícil. Descanse em paz Walter. Você sempre será lembrado em cada disparo e em cada história contada aqui entre nós”.
