Escritor evangélico se aposenta após revelar que traiu a esposa por 8 anos
Philip Yancey
O escritor Philip Yancey (foto em destaque), um dos mais influentes autores de livros evangélicos da atualidade, anunciou que vai se aposentar após revelar ter vivido um caso fora do casamento por oito anos, com uma mulher também casada.
Em comunicado enviado ao site Christianity Today pelo próprio Yancey, ele revela o caso extraconjugal e diz ter causado “profunda dor ao marido dela e a ambas as nossas famílias”.
“Confessei meu pecado a Deus e à minha esposa e me comprometi com um programa profissional de aconselhamento e responsabilização. Falhei moral e espiritualmente e lamento profundamente a devastação que causei”, completa.
Além de dizer que seu foco é “reconstruir” seu casamento de 55 anos, o escritor diz que vai se aposentar da “escrita, das palestras e das mídias sociais”.
O autor ainda divulgou uma declaração de sua esposa, Janet Yancey. No comunicado, ela diz ter vivido um “trauma insondável” e pede orações:
“Eu, Janet Yancey, falo de um lugar de trauma e devastação que só quem passou por uma traição pode compreender. Mesmo assim, fiz um voto matrimonial sagrado e vinculativo há 55 anos e meio, e não quebrarei essa promessa. Aceito e compreendo que Deus, por meio de Jesus, pagou e perdoou os pecados do mundo, inclusive os de Filipe. Que Deus me conceda a graça de perdoar também, apesar do meu trauma insondável. Por favor, orem por nós”.
Philip Yancey iniciou sua carreira em 1971. Seus livros voltados para a religião evangélica ficaram famosos, principalmente a obra O Que Há de Tão Incrível na Graça?, que vendeu mais de 15 milhões de exemplares.
“Trauma insondável”, diz esposa traída por escritor evangélico
Um famoso escritor norte-americano, considerado um dos maiores influentes no mundo evangélico, Philip Yancey, de 76 anos, assumiu publicamente que traiu a esposa, Janet, com quem é casado há 55 anos, com uma mulher também casada, por oito anos.
Junto do comunicado, enviado por e-mail à revista Christianity Today, ao qual atuou como colunista por mais de 20 anos, ele ainda anunciou aposentadoria da escrita e das palestras, dizendo que a conduta contraria tudo o que ele acredita sobre casamento.
Ele mesmo também divulgou uma nota que diz ser da própria esposa sobre a traição:
“Fiz um voto matrimonial sagrado e vinculante há 55 anos e meio, e não quebrarei essa promessa. Aceito e compreendo que Deus, por meio de Jesus, pagou e perdoou os pecados do mundo, incluindo os de Philip. Que Deus me conceda a graça de também perdoar, apesar do meu trauma insondável”, escreveu Janet.
No e-mail em que confessou o caso extraconjugal, Phillip afirmou: “Para minha grande vergonha, confesso que durante oito anos me envolvi deliberadamente em um caso pecaminoso com uma mulher casada. Minha conduta contrariou tudo em que acredito sobre o casamento. Foi também totalmente incompatível com a minha fé e com os meus escritos, causando profunda dor ao marido dela e a ambas as nossas famílias. Não compartilharei mais detalhes por respeito à outra família,” confessou.
“Agora, meu foco é reconstruir a confiança e restaurar meu casamento de 55 anos. Tendo-me considerado inapto para o ministério cristão, estou, portanto, me aposentando da escrita, das palestras e das mídias sociais. Em vez disso, preciso dedicar meus anos restantes a viver de acordo com as palavras que já escrevi. Oro pela graça e pelo perdão de Deus — assim como pelos seus — e pela cura na vida daqueles que feri,” finalizou.
Yancey é autor de livros-referência no meio cristão, como What’s So Amazing About Grace? e The Jesus I Never Knew.
Em 2023, o escritor revelou ter sido diagnosticado com a doença de Parkinson. Apesar disso, o escritor ainda tinha compromissos públicos neste ano, mas alguns foram cancelados após o anúncio da aposentadoria. Seus perfis nas redes sociais também foram desativados.