‘Raio parecia uma bomba, pessoas desmaiaram’, diz vítima em Brasília

0
image (15)

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em caminhada rumo a Brasília nesta sexta (23), como um protesto contra condenações de bolsonaristas no inquérito que apura uma trama golpista - Gabriela Biló/Folhapress

“Quando caiu o raio, foi muito forte, parecia que tinha sido uma bomba. Aí as pessoas desmaiaram”, disse ao jornal Folha de S.Paulo Sabrina Gadea, uma das vítimas atingidas pela descarga atmosférica no ato em Brasília que marca o fim de uma caminhada promovida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Ela e o marido, Renato Gadea, estavam segurando uma lona com amigos para se proteger da chuva, quando ouviram um estrondo e desmaiaram. O casal veio de Guarulhos (Grande São Paulo) para acompanhar a caminhada de Nikolas no domingo (25) e já estavam na praça do Cruzeiro à espera do deputado quando caiu o raio.

Eles fazem parte de um grupo de pelo 47 pessoas que foram encaminhadas a hospitais. “Teve gente que desmaiou e voltou, que foi o nosso caso. Eu acordei sentado no chão. Foi muito forte. Foi de quebrar a perna, sabe?”, diz Renato, que estava deixando o Hospital de Base.

Segundo o Corpo de Bombeiros e relatos dos presentes, os feridos apresentaram quadros de queimaduras, taquicardia, torção e hipotermia. Na saída dos hospitais, os pacientes liberados ainda relatavam calafrios mesmo após o atendimento.

Ainda conforme a corporação, 89 pessoas foram atendidas no local. As mais graves foram encaminhadas para o Hospital de Base do Distrito Federal e ao Hospital Regional da Asa Norte. Pelo menos nove continuavam internadas no domingo (25) à noite.

“O raio caiu na nossa frente. Eu só dei uma piscada, fiquei o tempo todo consciente, mas estava todo mundo caindo de desmaiar. As pessoas estavam desesperadas, querendo correr. E tinha muito idoso”, conta Sabrina.

Renato diz que tentou acalmar as pessoas e que os bombeiros demoraram até entender o que estava acontecendo, porque eles estavam longe do local onde houve a descarga atmosférica. Segundo relatos, só havia uma ambulância no local. O casal conta que um amigo estava perto de uma lixeira e que ele saltou do chão devido ao impacto. Os dois foram ao Hospital de Base com o próprio carro e passam bem.

As empresárias Ludmila Fernanda, 20, e Nathalia Queiroz, 29, que chegaram de Cuiabá (MT) na sexta-feira (23), também foram atingidas pelo raio. Ludmila desmaiou e foi uma das primeiras a dar entrada no Hospital de Base, sendo liberada poucas horas depois.

“Caí no chão e não lembro de mais nada”, conta ela, que ficou com hematomas nas pernas.

Nathalia não se arrepende: “Tudo vale a pena, não me arrependo nem um pouco de ter vindo de Mato Grosso apoiar o Nikolas”.

Vanderlei Ham estava no hospital acompanhando a filha, internada porque os exames apontaram taquicardia. Ele, as duas filhas e a mulher, gaúchos, estavam na Bahia para um curso, mas decidiram ir de carro a Brasília para participar do ato. “Carregar a filha desfalecida no colo… você não sabe o que fazer. Estava todo mundo perdido, até as pessoas que nos atendiam no momento”, disse.

As vítimas estavam na Praça do Cruzeiro, que fica numa área central de Brasília, aguardando a chegada de Nikolas, quando houve o incidente.

Levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap e a ONG More in Common calculou que a manifestação reuniu 18 mil pessoas. A contagem foi feita a partir de fotos aéreas realizadas em dois horários diferentes —às 10h45 e às 15h15— e do uso de um software de inteligência artificial. A margem de erro é calculada em 12%. Segundo o levantamento, no momento de pico, ou seja, de maior concentração, o público variou entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes. Ele ocorreu às 15h15.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal estimou que a caminhada do Plano Piloto até a Praça do Cruzeiro reuniu mais de 50 mil pessoas. Segundo o órgão, devido à chuva intensa, a alta circulação e a cobertura (guarda-chuvas), foi difícil fazer a contagem aérea.

O parlamentar saiu de Paracatu, no dia 19, em direção a Brasília, percorrendo cerca de 240 km, acompanhado de apoiadores. O percurso contou com pouca estrutura de proteção aos aliados, que andaram por rodovias até chegar à capital.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...