Cidades do interior da PB registram chuvas acima do previsto para o mês
Parede de açude desaba com as chuvas em Cajazeiras — Foto: Henrique Nogueira/Arquivo pessoal
Várias cidades do interior da Paraíba registraram nos primeiros dias do ano uma quantidade de chuvas superior ao esperado para todo o mês de janeiro de 2022. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a cidade de Igaracy foi a que registrou a maior precipitação neste mês de janeiro, com 206 milímetros. No entanto, não há informação precisa sobre a contribuição do período.
Entre as dez cidades com maior volume de chuvas neste mês, Cajazeiras é a décima, com 124 milímetros de chuvas em quatro dia, com uma contribuição superior a 122% para o período. No último domingo (2), a parede de um açude na cidade rompeu com as fortes chuvas.
O solo da parede lateral do Açude de Figueiredo ficou encharcado e cedeu. A água do reservatório, que fica localizado em uma propriedade privada, invadiu parte da BR-230, que corta a cidade sertaneja, e assustou os motoristas que passavam pelo local. As águas que invadiram a rodovia federal escoaram para o Açude Grande, que fica próximo ao local.
As cidades de Nazarezinho, São João do Rio do Peixe, Sousa e Aparecida também registraram chuvas acima da média.

Outras cidades que compõem a lista são Marizópolis, com 174,5 milímetros de chuvas, Bernardino Batista, com 169,7 milímetros e Santa Helena, com 167 milímetros.
A cidade de Sossêgo também tem apresentado um volume alto de chuvas. No mesmo de janeiro já foram 95 milímetros. Nesta segunda-feira (4), um açude se rompeu e a água escoou pelas ruas da cidade invadindo casas e estabelecimentos. Ninguém ficou ferido.
VEJA VÍDEO CLICANDO AQUI: Açude se rompe e água passa por ruas das cidades, no Curimataú da Paraíba