Bolsonaro mente sobre PF em ação contra Alexandre de Moraes

0
Bolsonaro-na-live-11-600x400

Foto: Reprodução

Por Guilherme Amado

Jair Bolsonaro mentiu ao apresentar ao STF uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes por suposto abuso de autoridade na segunda-feira (16/5). Segundo o presidente, a Polícia Federal concluiu que Bolsonaro não cometeu crime quando atacou as urnas eletrônicas em uma live no ano passado. No entanto, a delegada do caso apontou que Bolsonaro teve “atuação direta, voluntária e consciente” na prática do crime de violação de sigilo funcional.

A manifestação da PF foi enviada pela delegada Denisse Ribeiro ao Supremo em janeiro. Responsável pela apuração, Ribeiro afirmou que houve crime de Bolsonaro. Contudo, considerou que não poderia indiciar o presidente antes de uma autorização do STF, por causa do foro privilegiado.

Na terça-feira (17/5), Bolsonaro escreveu nas redes sociais, em referência à ação que havia movido contra Moraes na véspera: “Mesmo após a PF ter concluído que o presidente da República não cometeu crime em sua live, sobre as urnas eletrônicas, o ministro insiste em mantê-lo como investigado”.

Em outra investigação da PF, Bolsonaro desconsiderou as conclusões da corporação e fez críticas públicas ao órgão. A PF concluiu em dois inquéritos, em 2018 e 2020, que a facada em Bolsonaro na última eleição não teve mandantes. Uma terceira apuração foi iniciada no fim do ano passado, com a reabertura do caso.

 

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...