“A eleição que ninguém quer”: EUA rejeitam novo duelo Trump x Biden

0

Foto: AFP/Arquivos

por Mariana Janjácomo

Seis a cada dez eleitores registrados para votar nos Estados Unidos não querem que Donald Trump seja presidente mais uma vez. Quase 2/3 dos eleitores (65%) dizem o mesmo sobre Joe Biden. Hoje, menos de 40% da população aprova os mandatos de ambos. Ainda assim, Biden e Trump são os dois nomes que devem disputar a presidência dos EUA em 5 de novembro do ano que vem.

A insatisfação com os dois mais prováveis oponentes é tão grande que até mesmo o interesse em uma terceira opção tem crescido.

Pela primeira vez desde 1992 um candidato independente registrou mais de 20% de apoio a um ano da eleição: Robert F. Kennedy Jr., sobrinho de John Kennedy, conseguiu 22% das intenções de voto entre eleitores registrados.

Historicamente, candidatos independentes perdem a relevância conforme a data da votação se aproxima. Desta vez, não deve ser diferente. Mas somado à baixa aprovação do presidente e à falta de popularidade do favorito da oposição, o bom desempenho até agora de RFK Jr. ajuda a criar o retrato de um cenário pré-eleitoral incomum nos Estados Unidos.

A economia é o calcanhar de Aquiles de Biden; mesmo com a melhora nos índices econômicos, americanos ainda sentem no bolso o peso de uma inflação que atingiu recordes no ano passado.

About Author

Deixe um comentário...