Advogado da Receita Federal americana serve cachorro-quente de paletó após shutdown

0
image (15)

O servidor federal Issac Stein, 31, na frente de sua barraquinha de cachorro quente - Elizabeth Frantz/Reuters

Isaac Stein ganha a vida como advogado do IRS, a Receita Federal dos EUA, trabalhando principalmente sozinho, redigindo regulamentos de planos de aposentadoria em um edifício de escritórios em Washington.

Desde que o governo federal fechou no início deste mês, seu dia típico não poderia ser mais diferente. Stein agora passa as tardes nas ruas da capital do país vendendo cachorros-quentes, Moon Pies e RC Cola de uma carrocinha que ele batizou de “Shysters” (algo como “vigaristas”).

É um trabalho que exige habilidades interpessoais e senso de humor, ambos os quais Stein possui em abundância. Uma constante é sua vestimenta. Ele serve seus cachorros-quentes usando terno e gravata, como se estivesse de volta ao escritório servindo regulamentos fiscais.

A barraca de cachorro-quente (cujo slogan é: “O Único Golpe Honesto em D.C.”) é a realização de um sonho de infância para Stein, de 31 anos. Começou aos 12 anos, quando ele operava uma barraca de concessão durante um jogo de basquete no ginásio de sua escola.

“Todos os outros garotos estavam interessados no jogo”, disse Stein. “Eu tinha muito mais interesse em vender chips e refrigerante.”

PROJETO DE FIM DE SEMANA SE TORNA 7 DIAS POR SEMANA

Antes da paralisação do governo, Stein pretendia que a carrocinha fosse um “projeto divertido de fim de semana”. Mas sua licença não remunerada lhe deu mais tempo para o que ele descreve como “um alegre projeto artístico”.

Agora ele se encontra na rua sete dias por semana no bairro onde monta sua barraca. “Há a conexão com as pessoas”, disse Stein. “Há a conversa fiada de perguntar às pessoas sobre o dia delas. É como ler pequenas histórias em um romance. Você se sente realmente conectado.”

A carrocinha atrai uma clientela diversificada de trabalhadores da construção civil, funcionários do governo e profissionais de tecnologia que fazem uma pausa de seus escritórios em casa. Está localizada perto do metrô e de um supermercado Harris Teeter.

“Uma pluralidade, mas não a maioria” de seus clientes pede um cachorro-quente no vapor servido com mostarda picante e chucrute, que Stein descreve em seu menu como “A Única Escolha: Cachorro-Quente e Bebida Corretos”.

A barraca, que segundo ele exigiu um investimento de cinco dígitos, é parte empreendimento culinário, parte arte conceitual. O nome –baseado em um termo usado para descrever advogados inescrupulosos– é propositalmente irônico e parte da piada. “É minha primeira tentativa de arte performática”, ele refletiu.

O paletó, calças, camisa abotoada e gravata de Stein são “parte do truque e estou tentando dar às pessoas minha ideia da velha Washington refinada na rua”, disse ele. “Roupas nesta cidade têm muito a ver com posicionamento social. Então, é para ser subversivo.”

O menu é uma mistura de nostalgia e toque regional: cachorros-quentes Hebrew National e giardiniera estilo Chicago, além de Moon Pies e RC Cola para clientes do Sul, e petiscos gratuitos em forma de cachorro-quente para cães. “Se alguém recitar o significado histórico da RC Cola e Moon Pies, dou cinco centavos de desconto”, disse Stein.

A montagem da carrocinha exigiu navegar por um processo regulatório complexo, incluindo inspeções de saúde, bombeiros e proteção ao consumidor, além de um registro de veículo motorizado e uma licença para calçada.

“Eu mesmo li 150 páginas de regulamentos”, disse Stein, que não é estranho ao jargão burocrático. “Tudo sobre esta barraca foi feito conforme as regras.”

Quando a paralisação terminar, Stein planeja retornar ao trabalho na Receita Federal, que ele diz amar, enquanto continua a operar a carrocinha nos fins de semana.

“Meu trabalho no escritório é maravilhoso, mas muito do trabalho é muito solitário”, disse Stein, explicando que esperava satisfazer seu desejo de estar perto das pessoas quando começou a vender cachorros-quentes. “Isso se concretizou em abundância”, disse ele.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...