Angela Merkel é aplaudida de pé em sua última cúpula europeia; Obama manda vídeo de despedida

0

Angela Merkel em 22 de outubro de 2021, em um encontro de cúpula da União Europeia — Foto: Olivier Matthys / AFP

Os líderes europeus aplaudiram de pé a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, nesta sexta-feira (22), no início da cúpula em Bruxelas. Essa é a 107ª participação de Merkel no encontro e, provavelmente, a última, após 16 anos no poder.

Veja vídeo – Angela Merkel: líder da Europa.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, gravou um vídeo para a despedida de Merkel. Na mensagem, ele a chama pelo primeiro nome, Angela. Veja o vídeo clicando aqui.

“O fato de que você provavelmente gosta mais de trabalhar em um encontro do Conselho Europeu do que ser o centro das atenções é algo que diz algo a respeito da sua personalidade”, disse Obama. Ele disse ainda que se sente privilegiado por ter sido parceiro dela e que ficou feliz por se tornar amigo dela.

“Espero que não se incomode com esta cerimônia em sua última cúpula”, disse-lhe o presidente do Conselho, Charles Michel.

Segundo ele, as reuniões dos 27 representantes de Estados “sem Angela (Merkel) são como Roma sem o Vaticano, ou Paris sem a Torre Eiffel”.

Veja vídeo – Angela Merkel participa de cúpula da União Europeia que deve ser sua última.

“Sua despedida da cena europeia nos afeta politicamente, mas também nos enche de emoção. Você é um monumento”, acrescentou Charles Michel, destacando a sabedoria da chanceler, de quem os europeus sentirão saudades, “especialmente em tempos difíceis”.

Previamente, chefes de Estado e de Governo já haviam elogiado o espírito de compromisso desta política alemã em sua caminhada.

O austríaco Alexander Schallenberg descreveu-a como uma “pacificadora na União Europeia”. Para Xavier Bettel, de Luxemburgo, Merkel é “uma máquina do compromisso”.

Veja vídeo – alemães se preparam para se despedir da primeira-ministra Angela Merkel após 16 anos.

Polônia

Nesta cúpula, a Polônia monopoliza todos os debates por suas violações do Estado de direito. Merkel voltou a deixar sua marca, ao defender o diálogo com Varsóvia.

Os líderes europeus entregaram à chanceler alemã um presente que representa o edifício onde acontecem as cúpulas do bloco.

About Author

Deixe um comentário...