Anistia Internacional alerta Fifa sobre condições prejudiciais aos trabalhadores da Copa do Mundo do Catar

0

Trabalhores atuam na construção de estádio para a Copa do Mundo do Catar. Foto: Divulgação/ Fifa

Reconhecida internacionalmente por defender os direitos humanos, a Anistia Internacional apresentou para a Fifa uma petição com mais de 280 mil assinaturas. No documento, a organização não governamental, localizada na Suíça, pede á entidade máxima do futebol mais ação sobre as denúncias de abusos sofridos pelos trabalhadores da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Na última segunda-feira (14), representantes das duas entidades se reuniram para debater a petição entre por Alexandra Karle, diretora da Anistia Internacional. Além disso, a Fifa recebeu o pedido de atitudes mais incisivas na questão trabalhista, inclusive com a possibilidade de uma reforça na legislação antes do início do Mundial.

Os abusos foram apontados muito além dos trabalhadores que atuam na construção dos estádios e da infraestrutura do evento. Funcionários dos setores de serviços, hospitalidade, seguranças e transporte também foram incluídos no relatório da Anistia.

“Como organizadora da Copa do Mundo, a Fifa tem a responsabilidade de acordo com os padrões internacionais de mitigar os riscos de direitos humanos decorrentes da Copa do Mundo e deve implementar um plano de ação robusto para garantir que os trabalhadores migrantes em todos os setores associados à Copa sejam pagos adequadamente, tratados de forma justa e livres do controle de empregadores exploradores”, comentou Laith Abu Zeyad, representante da equipe de direitos para trabalhadores migrantes da Anistia Internacional, ao ge.

As suspeitas da entidade vão desde atrasos de salários, proibições a mortes de trabalhadores sem a devida investigação da causa do óbito.

O encontro com a Fifa foi apenas mais um dos alertas da Anistia sobre a situação precária de trabalho oferecida no Catar. A ONG já havia divulgado outro relatório no qual mostrou que a situação dos imigrantes era particularmente delicada no país.

O maior evento do futebol terá sua primeira edição em uma país da Ásia Ocidental. A Copa está agendada para acontecer entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. O Catar se prepara para receber 32 delegações dos países classificados para o Mundial.

About Author

Deixe um comentário...