Após desabastecimento, Saúde anuncia doses de vacina contra Covid
O Ministério da Saúde anunciou no último dia 29 o recebimento de cerca de 8 milhões de doses contra a Covid após levantamento do jornal Folha mostrar estoques zerados ou reduzidos em 18 estados. As entregas, projeta a pasta, devem ocorrer na primeira quinzena de dezembro.
A pasta afirma que a quantidade é suficiente para o próximo semestre e será destinada a crianças e adolescentes. A nova entrega inclui lotes atualizados contra a cepa JN.1 do vírus.
O recebimento de 3 milhões de doses com atualização dessa cepa acontece após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 22 de novembro. O planejamento de abastecimento contempla doses para bebês, pediátricas e adulto. As vacinas serão distribuídas aos estados de acordo com a demanda e capacidade de armazenamento.
Desde outubro, estados se queixam da baixa entrega dessas vacinas para o SUS (Sistema Único de Saúde). Reportagem do jornal Folha mostrou imunizantes vencidos, redução de entrega aos estados e municípios e especialistas que apontam desorganização da pasta.