Aranha mais perigosa do mundo é capturada em casa no Brasil

0

Aranha-armadeira encontrada em Santa Catarina. Foto: Bombeiros de Vitor Meireles/Divulgação

Por Thamirys Andrade

Um morador do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, se deparou com uma aranha em sua residência no sábado (4) e, ao acionar os bombeiros para retirar o animal, descobriu tratar-se da espécie mais letal do planeta: a aranha-armadeira, dona de uma peçonha neurotóxica que pode causar a morte.

Segundo informações do portal ND+, o animal foi capturado pelos socorristas e levado ao seu habitat natural sem causar nenhum acidente.

Identificada cientificamente como do gênero Phoneutria, a aranha-armadeira ganhou a alcunha por estar constantemente em posição de defesa, com as patas da frente erguidas. Ela é capaz de percorrer 40cm em um único salto e é comumente encontrada em regiões da América do Sul e Central, especialmente em bananeiras.

Catalogada como a mais perigosa do mundo segundo o Instituto Butantan, a aranha possui uma picada dolorosa, e seu veneno afeta o sistema nervoso rapidamente. A depender da quantidade, ele pode causar taquicardia, edema pulmonar e levar o indivíduo a óbito.

De acordo com os bombeiros, essa espécie é achada com regularidade no Alto Vale do Itajaí. Após fazerem a captura do animal, os socorristas deixaram uma série de recomendações em caso de picada:

– Lave o local com água e sabão;
– Procure um serviço médico urgente;
– Mantenha o local da picada elevado;
– Use uma compressa morna para aliviar a dor;
– Se possível, faça foto da aranha para facilitar o processo de identificação;
– Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190).

About Author

Deixe um comentário...