Bilhete Único SP: Hacker expõe dados de 13 milhões de usuários

0

Foto: Reprodução

Por Paulo Moura

Um ataque cibernético ao sistema da SPTrans, companhia que faz a gestão do transporte público por ônibus na cidade de São Paulo, resultou na exposição de dados de cerca de 13 milhões de usuários do Bilhete Único, nome dado ao cartão usado para ter acesso aos meios de transporte público na Grande São Paulo.

De acordo com a SPTrans, foram expostos dados como nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e senha do portal de serviços da SPTrans na internet. A empresa informou que os dados vazados têm como base o mês de abril de 2020.

A empresa declarou que já notificou o fato à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e à Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, requerendo a abertura de um procedimento de investigação criminal.

A SPTrans ressaltou que os atuais cartões do Bilhete Único permanecem ativos e os respectivos saldos estão preservados, sem risco de quaisquer prejuízos nos créditos utilizados no serviço de transporte. Por medida de segurança, no entanto, a empresa orienta que os usuários troquem suas senhas no site do Bilhete Único.

About Author

Deixe um comentário...