Bolsonaro admite temer que guerra entre Rússia e Ucrânia se prolongue

0

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Agência Brasil/José Cruz

O presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu, nesta quarta-feira (4/5), temer que a guerra entre Rússia e Ucrânia se prolongue. Segundo o mandatário, a escalada do conflito no Leste Europeu “sinaliza com mais inflação para o mundo”.

Desde o início do conflito entre os países, em 24 de fevereiro deste ano, a economia mundial tem sofrido com a alta da inflação e do preço nos combustíveis.

Durante almoço promovido pela Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o chefe do Executivo federal mencionou sua torcida para que a guerra deixe de influenciar de forma negativa a economia mundial.

“O que nós tememos obviamente é o prolongamento dessa guerra, que sinaliza com mais inflação para o mundo, e vem da energia, vem dos combustíveis. Eu peço a todos cada vez mais resiliência, cada vez mais garra, determinação, porque isso – que se abateu sobre todo o mundo e também sobre o nosso Brasil – vai deixar de influenciar negativamente de forma bastante breve, e nós poderemos voltar à nossa normalidade”, afirmou.

Guerra na Ucrânia

O conflito entre Rússia e Ucrânia já dura mais de dois meses. Desde o início da guerra no Leste Europeu, o presidente Jair Bolsonaro tem sido pressionado para condenar a invasão de tropas russas ao território ucraniano.

Quando se manifesta sobre o assunto, Bolsonaro não cita a Rússia de forma direta e diz que a posição do Brasil é de “equilíbrio”.

Tropas russas continuam a bombardear cidades ucranianas. Nesta quarta, o Ministério da Defesa da Rússia disse que atacou seis estações ferroviárias na Ucrânia usadas para fornecer armas às forças ucranianas no leste do país.

O governo de Moscou afirmou que bombardeou as fontes de energia das estações, usando armas aéreas e marítimas de alta precisão. Além das estações, tropas russas bombardearam 40 alvos militares ucranianos, incluindo quatro depósitos de munição e armas de artilharia, ainda de acordo com o ministério.

About Author

Deixe um comentário...