Bolsonaro anuncia neutralidade depois de falar com Putin
Jair Bolsonaro. Foto: PR/José Dias
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que ligou para o presidente Vladimir Putin neste domingo (27.fev.2022) para conversar sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O chefe do Executivo disse, porém, que não daria detalhes da sua conversa com o presidente russo.
Em coletiva de imprensa em Guarujá (SP), Bolsonaro afirmou que o Brasil “não vai tomar partido” na guerra e que o país continuará na “neutralidade”.
“Nossa posição tem que ser de grande cautela. Ninguém é favorável a guerra em lugar nenhum, traz problemas gravíssimos para toda a humanidade e para o nosso país também”, afirmou Bolsonaro.
O presidente também criticou a possibilidade do uso de armamentos nucleares no conflito, classificando-a como “suicídio”. Mais cedo, Putin disse que colocará em alerta máximo as “forças de dissuasão nuclear” do país.
Bolsonaro está passando o feriado de Carnaval no litoral paulista. Deixou Brasília na manhã de sábado (26.fev). O presidente e sua comitiva estão hospedados no Forte dos Andradas. A perspectiva é de que o chefe do Executivo retorne à capital na 6ª feira (4.mar.2022).