Bolsonaro é denunciado à ONU após posar com criança segurando fuzil de brinquedo

0

Mais de 80 organizações não governamentais e grupos em defesa dos direitos humanos reagiram ao ato do presidente

Foto: Reprodução

Organizações não governamentais (ONGs) e entidades em defesa dos direitos humanos denunciaram, neste sábado (2/10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Comitê de Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), após o mandatário do país posar ao lado de um garoto com um fuzil de brinquedo.

A manifestação é assinada por 80 grupos diferentes, que também fizeram uma representação junto ao Conselho Tutelar de Belo Horizonte, cidade onde ocorreu o episódio, para que adote medidas de proteção frente ao fato, que, segundo defendem, viola a imagem e dignidade da criança.

“O presidente da República promove uso de armas utilizando crianças, caracterizando cenas imorais, sobretudo no que diz respeito à honra não só dos jovens ali presentes, mas de toda criança ou adolescente”, dizem as entidades na manifestação.

Os grupos entendem, ainda, que a conduta do chefe do Executivo “corrompe toda a moralidade e dignidade que uma criança faz jus”.

“Cumpre registrar que não se trata de criticar as atuações dos policiais, mas fazer uso de crianças e de suas imagens sem nenhum pretexto legal, respaldando-se em uma ideologia de violência e falsa segurança sob a autoridade do chefe de Estado”, prosseguem as entidades na manifestação.

Entenda

Na última quinta (30/9), uma criança fantasiada de policial se sentou do lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com um fuzil de brinquedo durante a cerimônia de sanção do projeto de obras do metrô de Belo Horizonte e do lançamento da pedra fundamental do Centro Nacional de Vacinas.

O presidente, entusiasta do armamento, elogiou os pais do menino — que não teve a idade ou nome revelados. “Eu estou com quase 70 anos. Quando eu era moleque, eu brincava com isso: arma, flecha, estilingue. Assim foi criada a minha geração e crescemos homens, fortes, sadios e trabalhadores”, contemporizou.

O chefe do Palácio do Planalto completou. “Obrigado aos pais desse moleque por estar o emprestando para dar um exemplo de civilidade. Obrigado, Polícia Militar de Minas Gerais”, finalizou.

Sob a gestão Bolsonaro, o porte, a posse e a quantidade de munição permitida para compra foram flexibilizados. Essa era uma promessa de campanha do presidente.

Bolsonaro com arma de brinquedo ao lado de criança vestida de militar
Bolsonaro com arma de brinquedo ao lado de criança vestida de militar. Foto: Reprodução

About Author

Deixe um comentário...