Bombardeio em Gaza deixa 76 pessoas da mesma família mortas

0

Ataque aéreo contra Faixa de Gaza. foto: reuters

Por Luana Coutinho

Um bombardeio na cidade de Gaza matou 76 pessoas da mesma família na sexta-feira (22), disseram representantes das equipes de resgate.

O ataque atingiu um prédio na Cidade de Gaza e foi um dos mais mortais desde o início do conflito em 7 de outubro, disse o porta-voz do departamento de Defesa Civil de Gaza, controlado pelo Hamas.

Mahmoud Bassal apresentou uma lista com o nome dos mortos, a maioria da família al-Mughrabi, inclusive mulheres e crianças.

De acordo com o governo de Gaza, entre os mortos estavam Issam al-Mughrabi, um funcionário do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, sua esposa e seus cinco filhos.

“A perda de Issam e de sua família afetou profundamente a todos nós. A ONU e os civis em Gaza não são um alvo”, disse Achim Steiner, chefe da agência. “Esta guerra deve acabar.”

Resolução da ONU

Na sexta-feira (22), o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução para o conflito.

A resolução, aprovada após intensas negociações por 13 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções (Estados Unidos e Rússia) “exige a todas as partes que autorizem e facilitem a entrega imediata, segura e sem obstáculos de assistência humanitária em larga escala” para Gaza.

Um dos maiores pontos de discordância entre os integrantes do conselho era com a linguagem: os Estados Unidos queriam uma resolução que condenasse o Hamas com todas as letras; outros países queriam um cessar-fogo, algo que a diplomacia americana, mesmo pressionada internamente, vinha rejeitando.

A aprovação do texto tem pouco efeito prático, mas impõe uma pressão política nos dois lados envolvidos no conflito.

About Author

Deixe um comentário...