Brasil deve “tirar proveito da crise internacional”, diz Lula na CNT

0

Lula. © Getty

Por Raphael Veleda

O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na quinta-feira (28/7) a empresários do setor de transportes que pretende se dedicar a “três palavras mágicas” caso seja eleito: “credibilidade, estabilidade e previsibilidade”.

O petista é o primeiro candidato a participar do Fórum da Confederação Nacional de Transportes (CNT) de Diálogos com os Presidenciáveis. Lula recebeu dos dirigentes da CNT um caderno de propostas para o setor, pedindo, por exemplo, “previsibilidade” no preço dos combustíveis.

Em seu discurso, Lula disse aos empresários que “o Brasil retrocedeu”. Para o petista, “a indústria naval acabou, a ferrovia andou menos do que poderia andar, as rodovias andaram menos do que deveriam e nós vamos ter que começar não tudo de novo, mas como se fosse um posto de gasolina: o país está sob nova administração”.

Lula também disse que o Brasil deveria “tirar proveito da chamada crise internacional”, se colocando “como solução para quem está em crise”.

“A China está em crise com os EUA? Vamos nos colocar à disposição da China para enfrentar os EUA. Os EUA estão em crise com a China? Vamos nos colocar à disposição dos EUA para enfrentar a China. o Brasil tem que tirar proveito do seu potencial”, discursou.

Reforma fatiada

O ex-presidente também falou sobre Reforma Tributária aos empresários. Ele disse que pactuou um texto com governadores e setor produtivo em 2007, quando era presidente, mas que o Congresso travou a tramitação.

“Não sei se devemos falar sobre reforma tributária, que é uma coisa complexa. Quem sabe a gente pega os pontos cruciais e, ponto por ponto, a gente possa fazer com que aconteça no Brasil um modelo de tributação que possa satisfazer a todas as pessoas. Tanto a quem produz quanto a quem consome”, afirmou.

 

About Author

Deixe um comentário...