Brasileiro no Sudão tenta deixar o país e expõe governo Lula
Por Monique Mello
Em meio ao conflito armado que assola o Sudão, está o brasileiro Paulo Sérgio, que é jogador de futebol. Ele e mais oito brasileiros do time Al-Merreikh tentam sair do país africano. Por meio das redes sociais, Sérgio reclamou da falta de auxílio do Itamaraty.
– Todos organizados e já fechados com outras embaixadas. E a gente? Estamos com quem? Só dizem que estão tentando resolver, porém não encontram mais ônibus e nem van para nos tirar daqui – disse o atacante.
Já impaciente com a aparente letargia do governo brasileiro, o jogador chegou a chamar membros do Itamaraty de “mentirosos” e “desorganizados”.
– Vocês não têm moral com ninguém. Temos até 18h para sair daqui, senão isso vai ficar uma loucura. Já avisaram a gente! Estamos virados, tentando resolver os problemas por conta própria – desabafou.
De acordo com o jogador, estrangeiros estão deixando o país, além de inúmeros sudaneses, enquanto que para o grupo brasileiro a sensação é de abandono.
Paulo Sérgio também ainda acusa o Itamaraty de ter deixado uma funcionária da embaixada brasileira no país sem apoio para deixar o local. Em publicação por meio dos stories no Instagram, o jogador chega a marcar o perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem está à frente da representação do Brasil no Sudão é o embaixador Rubem Guimarães Coan Fabro Amaral. O Itamaraty ainda não se pronunciou.