Carteira do Idoso: O que é e como fazer a solicitação; pessoas acima de 60 anos têm direito a viajar de graça

0

Foto: Reprodução

Por Lauren Berger

Idosos de baixa renda têm o benefício de viajar de modo gratuito em transportes interestadual. Isso tudo é possível através da Carteira do Idoso, que também pode disponibilizar descontos em passagens. O benefício, atualmente, é devido a mais de 60 inscritos no CadUnico. A solicitação da carteirinha é prática e pode ser solicitada pessoalmente ou até mesmo pela internet.

O benefício está previsto no Estatuto do Idoso, da Lei nº 10.741/03. Dessa forma, a Carteira da Pessoa Idoso, também chamada de Carteira do Idoso, se trata de um documento que permite o acesso gratuito em passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Caso não seja por completo, o desconto deve ser de 50%. O documento tem validade de dois anos, mas é possível a renovação.

Quem tem direito?

Todos os idosos, acima de 60 anos, que tenham renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Para ter direito, o cidadão deve ter inscrição do Cadastro Único. A comprovação de renda pode ser confirmada através de contracheque de pagamento, carnê de contribuição para a Previdência, extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS ou carteira de trabalho com anotações atualizadas.

https://twitter.com/MinCidadania/status/1443971443256176644?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1443971443256176644%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fbr.bolavip.com%2Fcotidiano%2Fo-que-e-a-carteira-do-idoso-20220226-0042.html

Como solicitar

Para solicitar, o idoso deve fazer inscrição no Cadastro Único. Ou seja isso, é preciso ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O cadastro é feito para toda a família, por meio de uma entrevista de com um dos membros. Com isso, permite o recebimento do Número de Identificação Social (NIS). A partir desse número, CRAS fará a solicitação da emissão da carteira através do sistema Carteira do Idoso.

About Author

Deixe um comentário...