Uma casa de reza do povo Guarani Kaiowá, na aldeia Guapo’y, em Amambai (MS), pegou fogo na noite desse sábado (2/10).
Imagens do incêndio foram publicadas neste domingo (3/10), em uma rede social, pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Acredita-se que o templo tenha sido incendiado de forma criminosa.
Casa de reza do povo Guarani Kaiowá foi queimada, ontem 2, na Tekoha Guapo'y, Amambai, MS. “Estamos tristes porque é nosso templo sagrado. Com muito sacrifício erguemos e agora num piscar de olho foi queimado”, denúncia Elizeu Guarani coordenador executivo da Apib e Atyguasu pic.twitter.com/yXUxUmSkdk
— Apib Oficial (@ApibOficial) October 3, 2021
O coordenador-executivo da Apib, Elizeu Guarani, relata que não havia ninguém no local no momento da deflagração das chamas.
Ele conta que vem sofrendo ameaças de “religiosos e ruralistas” e, por isso, desconfia se tratar de um incêndio criminoso. Segundo Elizeu, essa não foi a primeira vez. Outras casas de reza também foram incendiadas nos últimos meses no Mato Grosso do Sul.
“Alguém veio para queimar quando as pessoas já estavam recolhidas nas casas delas”, afirma o indígena, em conversa com o Metrópoles.
“Representantes, rezadores e rezadoras, principalmente, aqui do local, se empenharam muito para construir essa casa de reza. Conseguimos inaugurá-la no início deste ano. A gente leva uns seis meses para construir e depois, num piscar de olhos, fica tudo queimado”, completa. Segundo ele, essa era a única casa de reza da aldeia.
Elizeu pede ajuda da população para reconstruir o templo. “As coisas estão difíceis”, diz, ao publicar a chave PIX dele: elizeuguarani@gmail.com.