Foto: Shutterstock

Por Érica Montenegro

Manter o peso após um período de dieta é um desafio constante mesmo para os que conseguiram incorporar hábitos saudáveis à rotina. Cientistas do Instituto de Nutrição de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências acreditam que a explicação para isso está no microbiota intestinal.

Os pesquisadores submeteram camundongos a 10 protocolos de dietas diferentes e, após os períodos de restrição alimentar, verificaram que todos os animais apresentaram crescimento de Lactobacillus, conhecidos como as bactérias do bem, em seus aparelhos digestivos. Essa mudança no bioma intestinal dos animais, ajudou-os a absorver mais gordura no período após as dietas.

Humanos

De acordo com os cientistas, é provável que o mesmo aconteça no intestino dos humanos. Ou seja, após períodos de jejum intermitente ou controle na ingestão de calorias, o nosso corpo estaria estimulado a extrair gordura da dieta e incorporá-la ao corpo.

No mesmo estudo, foi identificado que a ingestão de proteínas pode combater o reganho de peso. Os pesquisadores alimentaram os camundongos com dietas baseadas em diferentes níveis de proteínas e descobriram que, quanto mais o grupo alimentar estava presente no prato, maior era o controle sobre o crescimento de Lactobacillus e menor era a recuperação dos quilos perdidos.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Metabolism.

About Author

Deixe um comentário...