Cientistas foram caçar combustível fóssil, mas o que encontraram pode ajudar a salvar o mundo; entenda a descoberta

0

Operações de perfuração de hidrogênio branco pela Natural Hydrogen Energy, no Centro-Oeste dos EUA. foto: Viacheslav Zgonnik

por Laura Paddison, da CNN

Dois cientistas foram procurar combustíveis fósseis no subsolo do nordeste de França, mas não esperavam descobrir algo que pudesse impulsionar o esforço para enfrentar a crise climática.

Jacques Pironon e Phillipe De Donato, ambos diretores de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, estavam avaliando a quantidade de metano nos subsolos da bacia mineira de Lorraine usando uma sonda especializada “pioneira no mundo”, capaz de analisar gases dissolvidos na água de formações rochosas no subsolo.

Algumas centenas de metros abaixo, a sonda encontrou baixas concentrações de hidrogênio. “Isso não foi uma verdadeira surpresa para nós”, disse Pironon à CNN.

É comum encontrar pequenas quantidades perto da superfície de um furo, mas à medida que a investigação se aprofundava, a concentração aumentava. A 1.100 metros de profundidade era de 14%, a 1.250 metros, era de 20%.

Isto foi surpreendente, disse Pironon, pois indicou a presença de um grande reservatório de hidrogênio abaixo.

About Author

Deixe um comentário...