Colégio investiga caso de racismo contra professor

0
image (17)

Fachada do Colégio Santa Cruz - Alberto Rocha - 28.abr.17/Folhapress

O colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, está investigando um caso de racismo e antissemitismo de um estudante contra um professor. O aluno teria entregue uma suástica para o docente, que é negro.

A direção da escola manifestou ‘profunda indignação’ e informou, em comunicado aos pais, que está apurando os fatos e “realizando reuniões com os alunos envolvidos e suas famílias para a definição das medidas educacionais cabíveis”.

O colégio é um dos mais tradicionais de São Paulo. Foi também uma das unidades que encabeçaram uma mobilização de pais de alunos para a implementação de um projeto de educação antirracista.

Segundo nota divulgada pelo grêmio estudantil, o caso teria ocorrido com um aluno do 1º ano do ensino médio. Eles publicaram uma carta aberta em que se solidarizam ao professor de filosofia.

“Que um aluno desta escola tenha tido o atrevimento e o despeito de entregar uma suástica nas mãos de um professor nos envergonha e horroriza profundamente”, diz a carta.

Eles lembraram ainda que esta não é a primeira vez que ocorre um episódio de racismo no colégio. “Somam-se a esse episódio manifestações de intolerância que vêm se repetindo entre os alunos nos últimos anos, violência cruel e injustificada que tem se alastrado impune.”

No começo deste ano, 34 alunos do colégio foram suspensos por estarem em um grupo de WhatsApp que era usado para fazer apologia ao racismo, homofobia e misoginia contra calouros.

A direção da escola reafirmou o compromisso por uma educação antirracista.

“Acreditamos firmemente na potência da educação e seguimos determinados a formar nossos estudantes de acordo com os princípios humanistas e cristãos do colégio Santa Cruz”, diz a carta aos pais.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...