Conheça o Inter Miami, novo time de Messi: história, como joga, brasileiros no elenco e mais
Por Sofía Benavides
No final de 2020, Lionel Messi já ventilava um futuro na Major League Soccer, a liga de futebol norte-americana que agora será sua realidade, com a camisa do Inter Miami.
Sempre tive o desejo de morar nos Estados Unidos. Viver o que é a liga, a vida lá. Eu gostaria – Lionel Messi, no fim de 2020
Essa afirmação foi gravada a fogo pelos donos do Inter Miami, pela própria liga americana e pelos torcedores do norte do país, e já se tornou realidade. A equipe americana confirmou no Twitter que o jogador de futebol argentino vai jogar pelo clube do sul da Flórida.
O campeão mundial tem sido visto com a família curtindo as praias, o sol e a casa que eles têm na cidade do estado da Flórida. Era também o desejo de um dos homens fortes e fundamentais do clube, o inglês David Beckham, que, junto com os filhos, se considera admirador e torcedor do capitão da Seleção Argentina.
E havia também uma predisposição política e financeira para a flexibilidade por parte da liga americana, como disse seu comissário Don Garber.
O que é o Inter Miami?
É um dos 29 clubes pertencentes à Major League Soccer (MLS). Em janeiro de 2018, foi anunciado como o 25º time da principal liga americana.
“Nosso clube terá uma visão global, mas nossos torcedores no sul da Flórida sempre serão nossa primeira prioridade, refletindo o melhor de nossa comunidade”, disse Jorge Mas, CEO do novo clube.
A franquia é liderada por Jorge Mas como proprietário-gerente, seu irmão José Mas é outro dos proprietários, e o ex-astro do futebol inglês David Beckham é, além de proprietário, presidente de operações de futebol.
Em 2019, o novo clube ingressou na USL League One, a segunda liga da United Soccer League. Em 1º de março de 2020, eles fizeram sua estreia na Major League Soccer com uma derrota para o Los Angeles FC como visitante, e conquistaram sua primeira vitória em casa em agosto daquele ano ao derrotar o Orlando City FC por 3 a 2.
Novo estádio nos planos
O Inter Miami joga em casa no Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale, que tem capacidade para 18 mil espectadores. Situa-se num espaço recreativo de 58 hectares que inclui parques públicos, espaços verdes, vários campos de futebol, um centro tecnológico e o próprio estádio, entre vários outros serviços.
O clube planeja construir o Freedom Park, um estádio com capacidade para 25 mil espectadores que ficará próximo ao Aeroporto Internacional de Miami, e sua inauguração está prevista para 2025.
Origem do uniforme rosa do Inter Miami
A cor rosa de sua camisa é inspirada nas asas brancas da garça, que tem detalhes em rosa, e reflete “as cores vibrantes do sul da Flórida”, lê-se em seu site.
Entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, a equipe fez duas incorporações de grande impacto.
O Inter Miami contratou o inglês Phil Neville, ex-jogador do Manchester United e técnico da seleção sub-21 de seu país, como técnico. E também fechou com Gonzalo “Pipa” Higuaín, que chegou da Juventus, da Itália, e com passagens anteriores por Real Madrid, Chelsea, Napoli e River Plate.
O argentino, que se aposentou do time rosa em outubro de 2022, é o maior artilheiro da breve história do time da Flórida, com 29 gols. O elenco atual é formado por 30 jogadores com idade média de 25 anos, segundo o site especializado Transfermarkt.
Dois brasileiros serão companheiros de Messi
Três compatriotas de Messi estão no elenco: o lateral-esquerdo Franco Negri, de 28 anos; o meia Benja Cremaschi, 18; e o atacante Nicolas Stefanalli, 28. O técnico interino, Javier Moralez, que assumiu em junho, também é argentino.
O time tem também dois brasileiros: o volante Gregore, ex-Bahia, e o meia Jean Mota, ex-Santos.
O zagueiro equatoriano Daniel Arroyo, 31, o meia Rodolfo Pizarro, 29, o atacante equatoriano Leonardo Campana, 22, e o centroavante venezuelano Josef Martinez, 30, são outros destaques.
Com três gols cada, Martínez e Campana são os artilheiros da equipe nesta MLS.
Inter Miami é lanterna
A equipe vem fazendo um desempenho fraco na temporada. O Inter Miami é o lanterna da Conferência Leste, que tem 15 clubes, e 27º geral, somando as duas conferências. Venceu 5 jogos, perdeu 11 e somou apenas 31% dos pontos disputados
O Inter Miami testou vários arranjos táticos até agora no torneio. Implantou um 4-3-1-2, mudando para um 4-3-3, mudando para um 3-5-2 e indo para um 4-4-2. O Inter joga no próximo sábado contra o New England Revolution, pela MLS.
O Inter busca ser o centro de gravidade do futebol em Miami, cidade do extinto clube Strikers, ou onde o Miami FC disputa a segunda divisão dos Estados Unidos, hoje denominada USL Championship.
Miami e sua onipresença de cidadãos de língua espanhola, com forte presença de argentinos entre eles, adicionam um toque de calor latino a cada jogo do Inter. A confirmação da chegada de Lionel Messi implica um tsunami que transcende o onze no sul da Flórida.
(Publicado por Luccas Oliveira)