Criador da Apple, Steve Jobs receberá homenagem póstuma com a mais alta honraria civil dos EUA

0

Steve Jobs — Foto: ASSOCIATED PRESS

Steve Jobs está entre os 17 americanos que serão homenageados pelo presidente Joe Biden nesta quinta-feira (7) com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos. A Casa Branca fez o anúncio na última sexta-feira (1º).

De acordo com o comunicado, a homenagem será para pessoas que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, valores ou segurança dos Estados Unidos, paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados significativos.

“Esses dezessete americanos demonstram o poder das possibilidades e encarnam a alma da nação — trabalho duro, perseverança e fé”, diz o comunicado.

“Eles superaram obstáculos significativos para alcançar realizações impressionantes nas artes e ciências, dedicaram suas vidas a defender os mais vulneráveis ​​entre nós e agiram com bravura para impulsionar mudanças em suas comunidades — e em todo o mundo — enquanto abrem trilhas para as próximas gerações”.

Steve Jobs morreu de câncer aos 56 anos no dia 5 de outubro de 2011. Ele foi cofundador, executivo-chefe e presidente da Apple, CEO da Pixar e ocupou um cargo de liderança na Walt Disney Company.

“Sua visão, imaginação e criatividade levaram a invenções que mudaram e continuam a mudar a maneira como o mundo se comunica, além de transformar as indústrias de computadores, música, cinema e wireless”, afirmou a Casa Branca.

Outros homenageados

Denzel Washington em 'A tragédia de Macbeth' — Foto: Divulgação
Denzel Washington em ‘A tragédia de Macbeth’ — Foto: Divulgação

O ator Denzel Washington, o falecido congressista John McCain, a jogadora de futebol Megan Rapino e e a ginasta Simone Biles também serão homenageados.

Denzel Washington, duas vezes vencedor do Oscar, é conhecido por seus papéis em “Malcolm X” e “Philadelphia”. Recentemente, estrelou “A tragédia de Macbeth”, lançado em 2021, que lhe rendeu mais uma indicação à estatueta de ouro.

Megan Rapinoe, estrela da seleção de futebol feminino dos Estados Unidos, é “comprometida com a igualdade salarial de gênero, justiça racial e direitos LGBTQI+”, afirma a nota.

Entre os escolhidos também se destaca Simone Biles, “a ginasta americana mais condecorada da história” e “grande defensora” da saúde mental de atletas e vítimas de agressão sexual, informou a Casa Branca.

Ela é uma das vítimas de Larry Nassar, ex-médico da equipe de ginástica feminina americana condenado por agredir sexualmente mais de 250 ginastas, a maioria delas menores de idade.

John McCain, candidato presidencial em 2008 e congressista republicano por décadas, que morreu em 2018, será homenageado postumamente, assim como Steve Jobs.

Gabrielle Giffords, sobrevivente de um tiroteio que fez campanha por uma regulamentação rígida das armas, também receberá este prestigioso prêmio, no momento em que o governo Biden tenta combater a violência armada no país.

About Author

Deixe um comentário...