CRM constata que Hospital Clementino Fraga, referência para tratamento da Covid-19 em João Pessoa, está sem tomógrafo
O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou durante uma visita, na última segunda-feira (7), que o Hospital Clementino Fraga, referência para tratamento da Covid-19 em João Pessoa, está sem tomógrafo disponível. Por isso, os pacientes que precisam de tomografia, fazem o exame no Hospital Metropolitano de Santa Rita.
Ao g1, a assessoria de comunicação do hospital disse que o tomógrafo do local “está com a atividade suspensa, uma vez que o equipamento encontra-se em manutenção” e que os pacientes que necessitam do equipamento são assistidos em outras unidades. Por outro lado, não informou quando o serviço deve ser concluído.
Ainda na fiscalização, também foi verificado um aumento na ocupação de leitos. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), das 24 vagas, 18 estavam ocupadas. Já na enfermaria, dos 20 leitos existentes, 18 estavam com pacientes. Em cada um dos espaços, havia dois médicos.
Por outro, foi identificado que há disponibilidade de medicamentos, insumos em geral e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O laboratório de análises clínicas está em funcionamento, além dos exames de ultrassonografia, endoscopia e broncoscopia.
O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, explicou que o conselho voltará a visitar os hospitais referência no tratamento da Covid para verificar e monitorar a ocupação dos leitos, a quantidade de medicamentos, insumos e EPIs, além do número de médicos. O órgão considera as fiscalizações necessárias devido ao aumento de casos da doença em todo estado.