CRM interdita eticamente duas equipes em USF no bairro das Indústrias, em João Pessoa

0

Locais interditados pela CRM-PB — Foto: Divulgação/CRM-PB

Duas equipes médicas da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Verde Vida, do bairro das Indústrias, em João Pessoa, foram interditadas eticamente após fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na manhã desta segunda-feira (20). A Secretaria Municipal de Saúde informa que já está tomando todas as medidas cabíveis para que as atividades da USF sejam retomadas o quanto antes.

De acordo com o CRM-PB, a USF Integrada Verde Vida conta com quatro Equipes de Saúde da Família (ESF). Nas ESFs I e II não tinha água e insumos para a lavagem das mãos no consultório médico. Foi visto, também, que em alguns locais tinha mofo e infiltração nos consultórios médicos, nas farmácias, na sala de nebulização e no consultório de enfermagem.

O CRM-PB informou ainda que os locais não possuem as mínimas condições para o atendimento médico, com estrutura física inadequada e sem os equipamentos básicos, como termômetro, estetoscópio, otoscópio, dentre outros. As pias não têm água ou mesmo torneira, não há sabonete líquido, papel toalha, lençóis para as macas, além do intenso mofo e infiltrações nas paredes.

Segundo o diretor do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, as intervenções são importantes para que os problemas possam ser corrigidos e os atendimentos voltem à normalidade:

“A interdição ética é a última alternativa para que as irregularidades sejam corrigidas. Temos feito reuniões com os gestores, diretores de unidades de saúde e mostrado as condições precárias que inviabilizam o ato médico e, em algumas vezes, põem em risco profissionais e pacientes”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que já está tomando todas as medidas cabíveis para que a USF Integrada Verde Vida retome o quanto antes suas atividades normalmente. Enquanto isso, os usuários que necessitarem de atendimento médico, podem buscar as unidades mais próximas.

Interdição na ala pediátrica da UPA Bancários, em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) interditou também o trabalho dos médicos do setor de Pediatria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Bancários, em João Pessoa, na última sexta-feira (15). Segundo o órgão, o Serviço de Urgência e Emergência, que deve funcionar de forma integral, 24 horas por dia, todos os dias, não dispõe de médicos para completar sua escala pediátrica, o que inviabiliza o atendimento.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa informou que um dos médicos do plantão desta sexta-feira testou positivo para a Covid-19, o que prejudicou a escala. O órgão público relatou que já foram providenciados médicos para realizar a assistência normalmente.

About Author

Deixe um comentário...