Cúpula da PF vê ação de delegado para tentar derrubar atual diretor

0

Paulo Maiurino. Foto: Reprodução

Por Igor Gadelha

Integrantes da cúpula da Polícia Federal dizem, nos bastidores, ter detectado uma suposta articulação do chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), delegado Alexandre Ramagem, para tentar derrubar o atual diretor-geral da corporação, Paulo Maiurino.

Nas últimas semanas, a gestão de Maiurino vem sendo criticada por indícios de interferência política em casos em que a PF atua. Entre eles, a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que já provocou a exoneração de ao menos duas delegadas da PF de cargos comissionados.

Aliados de Miaurino avaliam que Ramagem estaria usando essas críticas para desgastar a imagem de Maiurino junto a Jair Bolsonaro. O temor da atual cúpula da PF é de que o chefe da Abin convença o presidente a usar esses episódios como desculpa para trocar o comando da corporação.

A atual direção da Polícia Federal avalia que Ramagem é diretamente interessado na saída de Maiurino, porque sonha em comandar a corporação. Delegado da PF, Ramagem chegou a ser nomeado diretor-geral do órgão em abril de 2020, após a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça.

A nomeação, porém, foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o magistrado alegou que Bolsonaro estaria usando a nomeação de Ramagem, que é amigo dos filhos do presidente da República, para tentar interferir na Polícia Federal.

A avaliação no Palácio do Planalto é que o cenário mudou, e Moraes não barraria novamente uma eventual nova nomeação de Ramagem para a PF, embora o inquérito que apura a suposta interferência de Bolsonaro na corporação ainda esteja em andamento. A coluna tentou contato com Ramagem, que não respondeu.

About Author

Deixe um comentário...