‘Disney do surfe’, piscina de ondas artificiais em SP atrai campeões e artistas

0

Praia da Grama, em condomínio de alto padrão no interior, vira febre, mas é privilégio de poucos

Compartilhar
1632493332614ddf146b039_1632493332_5x2_rt (1)

Foto: Adriano Vizoni - 16.set.2021/Folhapress

Imagine sair da cidade de São Paulo e chegar numa praia com altas ondas em cerca de uma hora.

Não, não foi descoberto um atalho para Maresias, terra de Gabriel Medina. É o tempo de viagem até a Praia da Grama, uma piscina de ondas artificiais em Itupeva, no interior paulista, a 73 km da capital.

O oásis fica dentro do condomínio de alto padrão Fazenda da Grama, perto de Jundiaí, uma das regiões mais ricas do Brasil. Por lá já passaram (e postaram fotos) atores globais, socialites e, claro, surfistas brasileiros: do tricampeão mundial que abre este texto a Caio Ibelli, que está na divisão de acesso à elite do surfe.

Surfista na onda da Praia da Grama

​Italo Ferreira, medalhista de ouro nas Olimpíadas, também esteve lá. “Foi irado demais! Difícil comparar a piscina com o mar, são estilos diferentes. O mar é imprevisível, você precisa improvisar, já na piscina é legal que dá para treinar as manobras”, conta à Folha.

“É a Disneylândia do surfe”, define um morador/surfista, que nem teve tempo de se identificar. Quando questionado pela reportagem, à distância, se aceitaria dar uma entrevista, respondeu que “claro, mas agora não dá, é hora dos tubos!”, animado como uma criança em um parque de diversões sem filas ou multidão.

Folha visitou a praia que, como o oceano, tem o seu swell (conjunto de ondas lisas e uniformes, com intervalos de tempo regulares), mas não é necessário vasto conhecimento da natureza para ler esse “mar”. Basta consultar o menu de ondas em um aplicativo e reservar seu horário para cair na água.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...