Eleições: percentual de candidaturas de negros é o maior desde 2014

0

Foto: TSE/Divulgação

Por Victor Fuzeira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, nas eleições deste ano, o maior percentual de candidaturas negras desde 2014 – data em que foi instituída a modalidade de autodeclaração de cor de pele. Trata-se de um quantitativo de 49,49% de negros.

O TSE considera candidaturas de negros a soma dos candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos.

De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, o número segue a tendência de crescimento.

Em 2018, por exemplo, 46,5% dos candidatos se declararam negros. Enquanto, em 2014, este percentual era mais baixo: 44,24%. Já nas eleições municipais de 2020, havia mais negros do que brancos na disputa – 49,9% a 47,8%.

Ainda neste ano, segundo o TSE, 48,3% dos interessados em concorrer a cargos eletivos são brancos. Houve uma redução no comparativo com pleitos eleitorais anteriores. Há quatro anos, em 2018, eram 52,46% e, em 2014, 54,98%.

Julgamento de candidaturas

Embora o período para os partidos políticos, as federações e as coligações darem entrada no registro de candidatos tenha terminado na segunda-feira (15/8), ainda há um prazo para as candidaturas serem julgadas.

De acordo com o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.

Após o julgamento, os postulantes são considerados aptos ou inaptos para concorrer. Se aprovados, os nomes estarão nas urnas eletrônicas em 2 de outubro.

About Author

Deixe um comentário...