EUA dizem ter interceptado e abordado embarcação que desafiou bloqueio de Trump

0
image (9)

Forças americanas se preparam para abordar a embarcação Veronica III, que, segundo o Departamento de Defesa dos EUA, tentou desafiar o bloqueio imposto a transporte de petróleo da Venezuela. - Department of War via X/via REUTERS

O Departamento de Defesa dos EUA anunciou no domingo (15) que fez uma interceptação marítima e abordagem da embarcação Veronica III, que tentou desafiar o bloqueio do presidente Donald Trump.

“Durante a noite, as forças dos EUA realizaram (…) interceptação marítima e abordagem do Veronica III sem incidentes na área de responsabilidade do INDOPACOM”, disse em uma publicação no X, citando a área do Comando Indo-Pacífico das Forças Armadas americanas. “Rastreamos a embarcação do Caribe até o Oceano Índico, reduzimos a distância e a detivemos.”

Pelo menos sete petroleiros foram apreendidos pelos EUA desde o ano passado, parte da estratégia do governo Trump de controlar o fornecimento de petróleo venezuelano, principal recurso econômico do país.

O bloqueio americano reduziu drasticamente as exportações de petróleo da Venezuela, com apenas navios associados à Chevron e com destino aos EUA operando normalmente. O país capturou o ditador Nicolás Maduro em 3 de janeiro e mantém controle sobre as exportações de petróleo da Venezuela desde então.

O Veronica III é um cargueiro panamenho de petróleo bruto, que seria ligado à Venezuela. Segundo o The New York Times, a embarcação partiu do principal porto petrolífero do país, navegando do Caribe até o Índico.

Na semana passada, as forças militares dos EUA interceptaram outro petroleiro que, segundo afirmaram, estava operando apesar da quarentena imposta por Trump a embarcações sancionadas no Oceano Índico. Os militares também haviam perseguido o navio desde o Caribe.

“Águas internacionais não são santuário. Por terra, ar ou mar, nós vamos encontrá-los e fazer justiça”, disse o Departamento de Defesa em sua publicação de domingo.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...