EUA: expectativa do consumidor atinge máxima em 8 anos

0

Foto: Divulgação

O Federal Reserve de Nova York divulgou nesta segunda-feira (8) a pesquisa sobre a expectativa dos consumidores norte-americanos sobre ganhos e gastos para o próximo ano. O relatório aponta que os compradores acreditam em uma projeção de aumento na renda familiar de 3,3% em um ano, atingindo seu patamar mais alto em oito anos.

Este patamar representa a máxima para as séries. A perspectiva do consumidor de gastar daqui a um ano subiu para 5,4% em outubro, contra 5,0% no mês anterior, também atingindo um novo pico.

Os dados evidenciam que com a desnivelação, impulsionada pela pandemia de covid-19, podem haver maiores pressões na inflação e elevação dos salários. A pesquisa mensal de expectativas do consumidor é baseada em um painel rotativo de aproximadamente 1.300 domicílios.

A autoridade monetária afirmou estar observando os dados de perto em busca de sinais de que a inflação alta possa persistir, e destacou a expectativa de que a pressão inflacionária sobre os produtos se desfaçam conforme os desequilíbrios de oferta e demanda forem resolvidos.

About Author

Deixe um comentário...