Evaristo Costa transforma hospital no Reino Unido em ‘BBB’ durante internação por doença de Crohn

0

Evaristo Costa tem compartilhado sua rotina durante internação por meio das redes sociais — Foto: Instagram/Reprodução

Quando a lista de participantes para a edição deste ano do “BBB” ainda nem tinha seus primeiros nomes revelados, o jornalista e apresentador Evaristo Costa foi, mais uma vez, lembrado. Fora do reality show e vivendo no Reino Unido, ele tem compartilhado seu dia a dia de uma forma inusitada: nos stories do Instagram, mostra como tem sido sua internação na UTI de um hospital por conta de uma crise causada pela doença de Crohn. Com bom-humor, de exames às iguarias gastronômicas, nada escapa dos comentários.

Evaristo está internado desde a última sexta-feira, quando buscou atendimento após um série de sintomas da doença. Desde então, é em seu perfil que tem contato sobre os procedimentos, atualizado os mais de 7,4 milhões de seguidores sobre a recuperação e compartilhado a rotina. Uma das brincadeiras é chamar o hospital de hotel, uma vez que tem “serviço de quarto”, como a entrega das refeições, que já incluíram chás, torradas e mingau de aveia.

Parte da saga tem sido para conseguir dormir. Por estar na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), o espaço é compartilhado com outros pacientes, também internados. Os bipes e barulhos das máquinas têm se mostrado um obstáculo para uma boa noite de sono.

Evaristo Costa faz brincadeiras durante internação em hospital — Foto: Reprodução/Instagram
Evaristo Costa faz brincadeiras durante internação em hospital — Foto: Reprodução/Instagram

Durante a madrugada, às 3h07, hora local, o jornalista gravou dois vídeos. Em um deles, sem mostrar o rosto de um paciente e de uma pessoa da equipe médica, mostra a dupla conversando na UTI. Logo em seguida, Evaristo aparece sussurrando em uma outra gravação em que conta o que se passa:

“Não dá para dormir. Eles não param de falar. O tiozinho ora tá roncando, ora tá tossindo aqui do lado. Minha máquina não para de fazer barulho. E tem luzes, luzes, luzes, luzes, luzes. Luzes para tudo quanto é lado. Estou ficando com fome. Vou pedir um chazinho de morfina”, relatou, enquanto era possível ouvir, ao fundo a voz de duas pessoas. O lanche, um biscoito, veio logo em seguida.

Mais um dia de internação

Logo cedo, o jornalista publicou no story do Instagram a vontade de receber alta médica e contou que parte dos sintomas que sentia quando deu entrada na unidade desapareceram.

“O medicamento intravenoso acabou. Passou o efeito da morfina. Diarreia e dores desapareceram. Há pouco repeti todos os testes. Estou esperançoso na alta médica. Vou aproveitar pra dormir agora.”, publicou, às 6h02, hora local.

Em seguida, ele atualizou os seguidores sobre o prolongamento da internação:

“Após uma nova bateria de exames e confronto de resultados, a alta não veio. Mas sigo no lugar certo e em boas mãos! Ah!! Estou liberado pra circular pelo hotel, digo hospital”, escreveu.

Para passar o tempo, ao ver que um enfermeiro escreveu “Evaristo Merigo” no quadro de identificação atrás da cama, o jornalista começou um teste com a equipe médica para ver quem acertava a pronúncia. Sem filmá-los, é possível ouvir apenas as vozes e as tentativas de pronunciar o nome. Ouve-se uma série de sotaques. O sobrenome, o último de três, pode soar estranho para os brasileiros, uma vez que não foi o escolhido para o nome artístico do jornalista.

“Vamos agitar a UTI com o trava língua do novo integrante”, brinca.

Evaristo Costa atualiza seguidores acerca de estado de saúde, direto de UTI em hospital — Foto: Reprodução/Instagram
Evaristo Costa atualiza seguidores acerca de estado de saúde, direto de UTI em hospital — Foto: Reprodução/Instagram

Internação em hospital

Também por meio de suas redes sociais, Evaristo detalhou os sintomas que o levaram até o hospital, onde deverá passar mais uma noite. Na última sexta-feira (12), o jornalista sentiu fortes dores abdominais, com quadro de diarreia — com presença de sangue nas fezes —, febre e perda de peso.

“Isso tudo me levou à fraqueza, fadiga. A baixa imunidade deixou meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna (em novembro, ele recebeu o diagnóstico de celulite e erisipela em seu membro inferior esquerdo). Se eu não me cuidar posso ter complicações como anemia e graves infecções”, explicou ele.

A Doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal. Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro.

Quais os sintomas da doença de Crohn?

Os sintomas da doença de Crohn são parecidos com o de condições que afetam o trato gastrointestinal. Por isso, é necessário procurar um médico que realizará os exames necessários para formar o diagnóstico. Os principais sintomas são:

  • Diarreia crônica;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Sangramento retal;
  • Fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino)

Além disso, em alguns casos, a doença de Crohn pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:

  • Artrite;
  • Aftas;
  • Olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz;
  • Desenvolvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas.

A doença de Crohn não tem cura definitiva. O tratamento tem como objetivo conter a inflamação, devido ao risco de desenvolvimento de condições gastrointestinais mais graves.

About Author

Deixe um comentário...