Ex-estagiária de Tribunal de Justiça é presa suspeita de vazar informações a criminosos

0

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) — Foto: Reprodução/RBS TV

Por Josmar Leite

Uma ex-estagiária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi presa na terça-feira (14/11) em uma operação da Polícia Civil. A mulher de 26 anos, que não teve o nome divulgado, é suspeita de vazar informações para uma organização criminosa. O esquema foi revelado pelo Jornal do Almoço, da RBS TV, em outubro.

De acordo com a Polícia Civil, a ex-estagiária atuou no TJRS por um ano. Ela teria sido cooptada por integrantes de uma organização criminosa.

O grupo pagava por consultas a informações sigilosas no sistema interno da Justiça, como dados sobre a respeito de mandados de prisão ou processos.

“Ela conseguia ter acesso violando um sigilo profissional. Ela era equiparada a uma funcionária pública e vai responder também por isso, além do tráfico e da associação criminosa”, explica a delegada Laura Lopes.

Além da ex-estagiária, outras seis pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. As prisões aconteceram em Porto Alegre e Gravataí, na Região Metropolitana.

No sábado (11/11), outro suspeito havia sido preso em Campinas (SP). Outra pessoa é procurada no Rio de Janeiro, segundo a polícia.

Em junho, uma operação do Ministério Público (MP-RS) cumpriu buscas na 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, local em que trabalhava a ex-estagiária. Na época, ela foi afastada e o acesso dela ao sistema foi cancelado.

As investigações apontaram que os vazamentos beneficiavam traficantes que agem dentro de um condomínio na Avenida Princesa Isabel.

About Author

Deixe um comentário...