Exército americano: cachorro robô recebe armamento pesado. Veja fotos!
Os cachorros robôs são um dos desenvolvimentos mais interessantes da robótica nos últimos anos. Eles são pequenos, ágeis e capazes de atravessar ambientes que as máquinas com rodas não conseguem. Então, é claro, era apenas uma questão de tempo até que alguém incluísse uma arma em um deles.
A imagem mostra um cachorro robô – uma unidade Vision 60 construída pela empresa norte-americana Ghost Robotics – que foi equipado com uma arma personalizada pela especialista em armas pequenas da Sword International. Parece que a própria arma (apelidada de SPUR ou “rifle não tripulado de uso especial”) foi projetada para ser instalada em uma variedade de plataformas robóticas. Possui um zoom de 30x, câmera térmica para mirar no escuro e um alcance efetivo de 1.200 metros.
O que não está claro é se a Sword International ou a Ghost Robotics estão vendendo atualmente esta combinação de arma e robô. Mas se não forem, parece que serão em breve. Como afirma a cópia de marketing no site da Sword: “O SWORD Defense Systems SPUR é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas, e esse futuro é agora.”
A máquina foi exibida pela primeira vez na conferência anual de 2021 da Associação do Exército dos Estados Unidos no início desta semana. As conferências se autodenominam um “fórum de exposição sobre o poderio e desenvolvimento profissional” realizado em Washington DC, de 11 a 13 de outubro.
Detalhes sobre a parceria entre Ghost e Sword não são claros, mas os robôs quadrúpedes de Ghost já estão sendo testados pelos militares dos EUA. No ano passado, o 325º Esquadrão das Forças de Segurança na Base Aérea de Tyndall, na Flórida, tornou-se a primeira unidade do Departamento de Defesa a usar robôs quadrúpedes em operações regulares. Ele os usa para patrulhar o perímetro da base, navegando em áreas pantanosas que “não são favoráveis para seres humanos e veículos”, de acordo com uma entrevista com o CEO da Ghost Robotics, Jiren Parikh.
Embora o reconhecimento seja um dos casos de uso mais óbvios para cães-robôs, os fabricantes estão lentamente experimentando outras cargas úteis. Além de fornecer vídeo e mapeamento remotos, as máquinas poderiam ser usadas como torres de células móveis, para desarmar bombas ou para detectar substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. E, é claro, eles próprios podem se tornar armas.