Garimpeiros já usaram pista da Funai
Manifestação do Ministério Público Federal (MPF) registra que garimpeiros, por pelo menos duas vezes, usaram uma pista de pouso da Fundação Nacional do Índio (Funai) na terra Yanomami. A situação aconteceu na bases de proteção etnoambiental da Serra da Estrutura, em 2021.
Os servidores da Funai tiraram fotos dos helicópteros que pousaram na pista ilegalmente e relataram ao órgão. Os tripulantes de uma das aeronaves ostentava armas e fizeram ameaças veladas aos funcionários da Funai.
“Com efeito, além dos garimpos próximos aos indígenas, a pista de pouso da Funai tem sido utilizado por garimpeiros para ponto de apoio logístico”, afirma o documento.
“Segundo relato colhido do servidor da Funai […] a tripulação da aeronave de cor preta (fotografia à direta na galeria) pousou na pista de apoio à base e demonstrou ostensivamente portar armas, questionando os servidores da Funai, em ameaça velada, acerca de eventuais necessidades da equipe indigenista responsável pela construção da base”, continua o MPF.