Filmes de Clint Eastwood que você tem que ver um dia
Aniversário de Clint Eastwood
Ele tem 91 anos, é um gênio do cinema e segue em pleno domínio do seu talento, tanto como diretor quanto como ator. Na galeria, selecionamos os melhores títulos da sua fascinante filmografia. Confira!
Por um Punhado de Dólares (1964)
O gênero spaghetti-western, gravado no sul da Espanha, conseguiu transformar Clint Eastwood em uma estrela de Hollywood. O ator havia desempenhado papéis semelhantes na televisão, mas foi este filme de Sergio Leone que deu início a sua ascensão.
Por uns Dólares a Mais (Brasil) / Por Mais Alguns Dólares (Portugal) – 1965
O caçador de recompensa de rosto impenetrável e poncho tornou-se um ícone neste filme de sucesso internacional, novamente gravado na Espanha e não em Hollywood.
Três Homens em Conflito (Brasil) / O Bom, o Mau e o Vilão (Portugal) – 1966
Esta foi a terceira colaboração entre o diretor italiano Sergio Leone e Clint Eastwood, e a última entrega da Trilogia dos Dólares, que leva Clint Eastwood de volta à casa para abrir seu próprio caminho em Hollywood.
Meu nome é Coogan (Brasil) / A Pele de um Malandro (Portugal) – 1968
Neste filme, Clint Eastwood faz parceria com outro diretor que será fundamental em sua carreira: Don Siegel. Adapta aos anos 1960 o tradicional arquétipo do xerife dos velhos faroestes.
Os Guerreiros Pilantras (Brasil) / Heróis por Conta Própria (Portugal) – 1970
Na linha marcada por ‘Os Doze Condenados (Brasil) / ‘Doze Indomáveis Patifes’ (Portugal), de Robert Aldrich, este filme desmistifica a imagem de herói daqueles que lutam em guerras. Trata de um grupo de soldados americanos que planejam um assalto, alheios aos valores de liberdade e justiça que os levaram à França para lutar contra Hitler.
O Estranho Que Nós Amamos (Br) / Ritual de Guerra (Pt) – 1971
Dirigido novamente por Don Siegel, Clint Eastwood vive um soldado do norte que é salvo e escondido por um grupo de mulheres sozinhas em uma mansão do sul.
Perseguidor Implacável (Br) / A Fúria da Razão (Pt) – 1971
Outro filme de Don Siegel, no qual Clint Eastwood interpreta Dirty Harry, um homem duro e fora da lei.
Perversa Paixão (Br) / Destinos nas Trevas (Pt) – 1971
Este foi o primeiro filme com direção de Clint Eastwood e também estrelado por ele. Os críticos admitiram que até então apenas um ator sabia o que fazia por trás das câmeras.
Fuga de Alcatraz (Br) / Os Fugitivos de Alcatraz (Pt) – 1979
Outro blockbuster da dupla Don Siegel e Clint Eastwood. Um clássico do cinema de entretenimento.
Honkytonk Man (Br) / A Última Canção (Pt) – 1982
Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, ao lado de seu filho Kyle quando criança. Pode não ser o melhor título de sua filmografia, mas vale à pena assistir.
O Cavaleiro Solitário (Br) / O Justiceiro Solitário (Pt) – 1985
Um retorno às origens do spaghetti-western, mas também uma homenagem ao western clássico. Uma obra-prima.
O Destemido Senhor da Guerra (Br) / O Sargento de Ferro (Pt) – 1986
Um daqueles filmes que se torna uma estranha peças de adoração, estrelado e dirigido pelo brilhante ator.
Bird (Br) / Fim do Sonho (Pt) – 1988
Clint Eastwood é apaixonado por jazz e, neste filme, dirigido por ele, prestou homenagem ao grande Charlie Parker, o gênio do sax.
Coração de Caçador (Br) / Caçador Branco, Coração Negro (Pt) – 1990
Homenagem a John Huston, o verdadeiro protagonista desta história de aventura sobre as filmagens de ‘The African Queen’. Uma das melhores atuações de Clint Eastwood, que também fez um excelente trabalho como diretor.
Imperdoável (Br) / Os Imperdoáveis (Pt) – 1992
Obra-prima absoluta, western crepuscular, reflexão sobre a velhice, o arrependimento e o modo como a vida, às vezes, nos leva a cometer pecados que pensávamos ter deixado para trás. No elenco, Clint Eastwood, Morgan Freema, Richard Harris e Gene Hackman em um trabalho sublime de atuação. Ganhou quatro prêmios Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor ator principal e melhor ator coadjuvante (Gene Hackman).
Na Linha de Fogo (1993)
Outro grande thriller de Clint Eastwood, desta vez dirigido pelo alemão Wolfgang Petersen.
Um Mundo Perfeito (1993)
Excelente trabalho de Clint Eastwood como diretor e um presente para Kevin Costner, que realizou neste filme uma de suas grandes atuações.
As Pontes de Madison (Br) / As Pontes de Madison Coountry (Pt) – 1995
Esta é uma bela história de amor crepuscular que está entre as melhores já dirigidas e interpretadas por Clint Eastwood.
Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal (1997)
Um clássico moderno com Kevin Spacey antes de ser banido do paraíso por suas ações repreensíveis. Uma homenagem ao velho sul.
Sobre Meninos e Lobos (Br) / Mystic River (Pt) – 2003
Fabuloso, emocionante e muito difícil. Clint Eastwood é o responsável de dirigir esta obra-prima.
Menina de Ouro (Br) / Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos (Pt) – 2004
Clint Eastwood ganhou o Oscar em quatro categorias por este filme que dirigiu e estrelou. Uma das estatuetas foi para Hillary Swank.
Gran Torino (2008)
Uma reviravolta no personagem durão que Clint Eastwood interpretou tantas vezes.
A mula (Br) / Correio da Droga (Pt) – 2018
Uma peça menor, mas que diverte e emociona. Clint Eastwood continua a brilhar como ator e diretor.
O Caso de Richard Jewell (2019)
O trabalho mais recente de Clint Eastwood como diretor foi baseada em uma história real. Mas já há preparativos para um próximo filme. Estaremos atentos!