Fiocruz faz sequenciamento genético do vírus da varíola dos macacos

0

Foto: Bymuratdeniz/Getty

Pesquisadores do Laboratório de Enterovírus da Fundação Oswaldo Cruz divulgaram, nessa quarta-feira (29/6), a conclusão do primeiro sequenciamento genético do vírus monkeypox, responsável pela doença conhecida como varíola dos macacos. A técnica permite o detalhamento do DNA do vírus e contribui para mais entendimento a respeito do atual surto, que já chega a quase 5 mil casos pelo mundo e 37 casos no Brasil.

A amostra analisada foi coletada no Rio de Janeiro, a partir do vírus detectado em um dos primeiros casos da doença no estado. Com a análise, foi possível constatar que o vírus pertence ao grupo genético B.1, que é o de maior circulação atualmente e responsável pelo surto que já atingiu mais de 40 países. O procedimento foi conduzido pela Rede Genômica Fiocruz, sob orientação da pesquisadora Paola Resende.

Varíola dos macacos

A disseminação da varíola dos macacos preocupa as autoridades de saúde, mas especialistas reforçam que o problema não é tão grave como a Covid-19, já que a doença não é tão letal, nem tão transmissível quanto a causada pelo Sars-CoV-2.

A infecção foi identificada em humanos pela primeira vez em 1970, no continente africano, e, segundo a OMS, o atual surto provavelmente começou em raves na Europa, já que a maioria dos diagnosticados inicialmente eram homens gays ou bissexuais, na Europa. A transmissão da doença foi atribuída ao contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração de infectados.

 

About Author

Deixe um comentário...