Foto: baleia com mais de seis metros encalha e morre em praia de SC

0

Baleia foi encontrada na sexta-feira (1º/10) encalhada em uma praia de Jaguaruna. É o 58º animal que encalha em SC este ano

Baleia foi encontrada na sexta-feira (1º) encalhada em uma praia de Jaguaruna (Foto: Projeto EducaMar/Diuvlgação)

Uma baleia jubarte de mais de 6 metros de comprimento foi encontrada morta em Jaguaruna, no Sul catarinense. O mamífero encalhou na sexta-feira (1º), mas o atendimento só ocorreu no sábado (2). As informações são do G1.

Segundo o Projeto EducaMar, o animal era uma fêmea de 6,54 metros, encontrado na Praia Campo Bom em avançado estado de decomposição e sem ferimentos aparentes pelo corpo. 

Uma amostra foi retirada da baleia para tentar identificar a causa da morte. A suspeita, segundo o projeto, é que ela tenha morrido em alto-mar. 

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, que fará a análise da amostra, o avançado estado de decomposição pode comprometer o resultado da causa da morte. Até este domingo (3), o laudo não havia saído.

O corpo foi deixado aos cuidados da prefeitura, que fará o sepultamento na segunda-feira (4). Em 2021, 58 baleias jubartes já encalharam em Santa Catarina, segundo o Projeto Baleia Jubarte.

O que fazer quando encontrar um animal marinho? 

O Projeto EducaMar é responsável pelo monitoramento de animais marinhos das praias entre Araranguá e Passo de Torres. Eles apontam algumas dicas sobre o que fazer quando encontrar um animal marinho nas praias catarinenses: 

  • Entre em contato com o Projeto EducaMar pelo telefone 0800 642 3341 ou (48) 9 9984-5665;
  • Mantenha distância do animal;
  • Se o animal estiver vivo, não o empurre de volta para a água. 

Amostra foi retirada para analisar a causa da morte
Amostra foi retirada para analisar a causa da morte (Foto: Projeto EducaMar/Diuvlgação)
Baleia foi encontrada na sexta-feira (1º) encalhada em uma praia de Jaguaruna
(Foto: Projeto EducaMar/Diuvlgação)

About Author

Deixe um comentário...