Gaza: acolhimento de brasileiros repatriados terá apoio de ministérios e agências da ONU; entenda

0

Algumas das crianças do grupo de brasileiros repatriados no lado egípcio da fronteira com Gaza. foto: reprodução

por Thayana Araújo e Luciana Amaral

O acolhimento do grupo de brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza terá o apoio de ministérios e agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

A previsão é de que o grupo de 32 pessoas desembarque por volta das 23h30 desta segunda-feira (13), na Base Aérea de Brasília. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizado na repatriação estava de prontidão no Egito há quase um mês, à espera da travessia do grupo de Gaza para o país por meio da passagem de Rafah.

Brasília será o primeiro ponto de acolhimento. A previsão é que representantes de vários ministérios e órgãos federais estejam presentes na Base Aérea, como do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Polícia Federal.

Membros do Ministério da Saúde devem atender os mais debilitados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a chegada, a previsão é que os repatriados passem dois dias em um alojamento da FAB na capital federal. No local, também devem ter assistência médica e psicológica, entre outros serviços.

Ao longo desse período de chegada, a Polícia Federal fará o trabalho de regulamentação migratória enquanto membros da Receita Federal atuarão em questões aduaneiras.

Agências da ONU ligadas ao trabalho com refugiados e repatriação, como a Acnur (refugiados) e a OIM (migrações), também estarão presentes com equipes seguindo protocolos de recepção de pessoas em zona de conflito, inclusive com intérpretes.

Depois da parada em Brasília, uma parte do grupo segue para ficar com familiares enquanto o restante segue para um abrigo no interior de São Paulo. O local já foi usado para outros trabalhos com refugiados de guerra.

A coordenação de repatriação, ligada ao Ministério da Justiça, também se prepara para tratar das carteiras de trabalho dos brasileiros resgatados de Gaza num segundo momento.

About Author

Deixe um comentário...