Globo condena fala de presidente do Flamengo contra comentarista e aponta ‘ataque misógino’

0
image (13)

O presidente do Flamengo Luiz Eduardo Baptista e a comentarista Renata Mendonça - Reprodução

A Globo se posicionou publicamente na terça-feira (22) para repudiar uma declaração feita por Luiz Eduardo Baptista, 65, presidente do Flamengo, contra a comentarista Renata Mendonça, 35, uma de suas jornalistas.

A emissora classificou a fala como “gratuita e misógina” e afirmou que o episódio ultrapassa os limites da crítica legítima.

O comentário foi feito durante um evento em que Baptista, conhecido como Bap, apresentava projeções do orçamento do Flamengo para 2026, com foco no futebol feminino.

Ao defender que a audiência da modalidade ainda não se iguala à do futebol masculino e criticar o modelo de divisão das receitas de direitos de transmissão, o dirigente passou a atacar reportagens que apontam falhas estruturais no time e se referiu de forma pejorativa à jornalista, chamando-a de “nariguda da Globo lá”.

Em nota oficial, a Globo afirmou que “repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais” e reiterou seu “profundo respeito às mulheres e às opiniões críticas”, desde que não envolvam ofensas ou insultos.

A emissora também destacou que o jornalismo esportivo tem como papel fiscalizar e analisar, inclusive de forma crítica, a gestão e as condições oferecidas pelos clubes.

Renata Mendonça integra o Grupo Globo há cerca de cinco anos. Ela atua como comentarista em transmissões da TV aberta, do SporTV e do Premiere, além de reportagens especiais. A jornalista é casada com Bruno Orlando Stefano e é mãe de Maria Luiza, nascida em novembro de 2024. Até a publicação deste texto, ela não havia se manifestado publicamente sobre o episódio.

Procurada, a assessoria de imprensa do Flamengo não respondeu aos contatos até a publicação deste texto.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...