Governo Bolsonaro é tema de filme sobre desinformação e democracia
Por Bruna Lima
O governo de Jair Bolsonaro é um dos principais temas de análise do documentário “Democracia Manipulada”, que fala sobre o impacto do ódio e da desinformação digital na política. O longa, produzido pela Arte France e pela Capa Presse, estreia no canal Curta! no próximo dia 17.
Ao lado dos governos de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e de Matteo Salvini, líder da extrema-direita da Itália, o governo Bolsonaro é analisado por profissionais de big data, que entenderam a lógica dos líderes que transferem para a política os discursos de ódio comuns no meio digital.
Seguindo a linha do documentário “Privacidade Hackeada”, que analisou como o Facebook impactou nas eleições americanas de 2016 e no Brexit, “Democracia Manipulada” analisa o uso do Whatsapp na política brasileira e a importância do aplicativo na campanha presidencial de 2018 e na eleição de Jair Bolsonaro.
O filme conta com entrevistas da jornalista Patrícia Campos Mello, uma das vítimas dos ataques do chamado “gabinete do ódio”, Matteo Salvini, Joice Hasselman e influenciadores digitais donos de canais bolsonaristas.