Híbrido que faz 50 km/l, Jeep Compass S 4xe está homologado ao Brasil

0

© Jeep/Divulgação. Versão intermediária foi escolhida para estrear o Compass híbrido no Brasil

Com a indústria em câmera lenta pela falta de matérias-primas, a Jeep deu mais um passo rumo à sua promessa de lançar carros híbridos no Brasil. Como já adiantamos, a honra será dada ao Compass, que agora tem sua versão com motor elétrico definida e homologada.

O estreante é o Jeep Compass S 4xe, revelado por dados obtidos por QUATRO RODAS. Lá fora, o SUV ocupa posição intermediária entre os Compass híbridos — acima do Limited 4xe e abaixo do Trailhawk 4xe — e, além do motor 1.3 turboflex de 185 cv já usado nos modelos atuais, terá um motor elétrico no eixo traseiro.

Em modo elétrico, o carro passa a ser impulsionado apenas pelo motor elétrico de 60 cv instalado no eixo traseiro, com autonomia para rodar até 50 km sem gastar gasolina.

Quando aliado ao 1.3, entretanto, a dupla chega aos 245 cv, com 50 km/l de consumo médio. Ao contrário dos 4×4 normais, o sistema do Compass destina um motor para cada eixo, eliminando componentes mecânicos como cardãs e diferenciais que acrescentam peso e complexidade à manutenção do modelo a diesel, por exemplo.

Em termos estéticos pouco muda. O que chamará a atenção, claro, é a portinhola extra para carregamento da bateria de 11,4 kWh. Afinal, trata-se de um híbrido plug-in e é possível recarregar a bateria sem depender do motor 1.3.

O motorista ainda dispõe de um seletor de modos que inclui regime híbrido, elétrico e de recuperação, no qual a energia dissipada nas pela frenagem ajuda a recarregar as baterias de forma mais intensa.

O novo Jeep Compass S 4xe chegará às lojas brasileiras até meados de 2022. O preço estimado gira em torno dos R$ 280.000.

About Author

Deixe um comentário...