Homem espirra e expulsa parte do intestino pela barriga; entenda o caso que aconteceu nos EUA

0

Em raras ocasições, força do espirro pode provocar a chamada evisceração — Foto: Allan Foster/Creative Commons

Um morador da Flórida, nos Estados Unidos, estava tomando café da manhã ao lado da esposa quando deu um espirro forte. Olhou para baixo e viu que parte de seu intestino havia saído pela barriga, através da cicatriz de uma cirurgia recente.

A história do homem de 63 anos com histórico de câncer de próstata foi relatada na edição de maio da revista American Journal of Medical Case Reports, que descreveu a evisceração (quando as vísceras se projetam para fora do corpo) como “uma rara complicação de cirurgia abdominal”.

Duas semanas antes do incidente, o paciente havia feito uma cirurgia para remover parte da bexiga após múltiplas complicações de seu câncer. Os médicos disseram que a recuperação estava boa, que a cicatriz parecia ter bom aspecto e ele havia acabado de retirar os grampos. O café da manhã com a esposa era a comemoração do desfecho cirúrgico.

“Durante o café, ele sentiu a urgência de espirrar, e depois tossir”, descreveram os médicos no artigo. “Imediatamente, sentiu algo molhado e dor na porção inferior do abdômen. Ao olhar para baixo, viu uma série de alças de intestino rosado projetando-se da sua cicatriz recente. Depois ele contou que não sabia como proceder, então cobriu o órgão com sua camisa. Em um primeiro momento resolveu pegar o carro e dirigir até o hospital, mas ficou com medo de machucar o órgão ao mudar de posição, então chamou uma ambulância”.

No relato de caso, os autores afirmam que a rara ocorrência de evisceração pode causar ansiedade e dúvida nas equipes de emergência: “Cirurgiões devem proteger o intestino cuidadosamente, devolvê-lo ao abdômen, observar se houve lesão e prevenir infecções”.

O procedimento foi adotado no caso do paciente, que se recuperou bem.

Para os autores do relato, “o caso é importante porque a evisceração através da cicatriz cirúrgica abdominal depois de uma cistectomia é pouco descrita na literatura médica”.

About Author

Deixe um comentário...