A erupção do vulcão Cumbre Vieja, no arquipélago das Ilhas Canárias, já destruiu pelo menos 100 casas na Ilha de La Palma. Devido ao rio de lava na região, o local teve que ser completamente evacuado. De acordo com o prefeito o prefeito de El Paso, Javier Rodríguez Fernández, cerca de 5 mil famílias foram retiradas da região.
O vulcão estava adormecido há décadas, mas entrou em alerta amarelo nos últimos meses e assim permaneceu até entrar em erupção neste domingo (19). Apesar de estar localizado na costa do continente africano, o vulcão tem chances de causar um tsunami capaz de percorrer distâncias transatlânticas e atingir todas as Américas, incluindo o Brasil. A chance disso acontecer, no entanto, é muito baixa.
De acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias, a lava possui uma temperatura média superior a 1.000°C e avança a uma velocidade superior a 700 metros por hora.
Em entrevista à imprensa, o presidente do Conselho Municipal de La Palma, Mariano Hernández Zapata, falou sobre a situação.
– Um fluxo de lava com uma altura média de seis metros corrói literalmente casas, infraestruturas, colheitas que encontra no caminho – apontou.
Autoridades espanholas pretendem evacuar até 10 mil pessoas de zonas expostas ao vulcão. Durante a madrugada, a forças de segurança seguiram trabalhando na retirada de moradores, que foram levados para um quartel em Peña Bajo.