João Azevêdo inicia agenda na Europa e Lucas Ribeiro assume governo da PB

0
image (17)

João Azevêdo e Lucas Ribeiro

governador da Paraíba, João Azevêdo, inicia na próxima segunda-feira (23) uma agenda oficial na Europa, com compromissos previstos na Espanha e em Portugal. Durante o período, que deve durar cerca de uma semana, o comando do Executivo estadual ficará de forma interina com o vice-governador Lucas Ribeiro.

Antes da viagem, João Azevêdo deve se reunir com o corpo de secretários nesta quinta-feira, na Granja Santana, residência oficial do governador. O encontro tem como objetivo alinhar diretrizes administrativas e políticas para o ano, que será marcado por disputa eleitoral, além de ajustar os passos da equipe com a futura gestão de Lucas Ribeiro, que assume o governo de forma definitiva no início de abril.

Na Europa, o governador terá compromissos em Barcelona, na Espanha, e em Lisboa, em Portugal. Na agenda espanhola, está prevista a assinatura de um protocolo de intenções para uma parceria voltada à construção da Cidade da Astronomia, projeto que deve ser implantado no Alto Sertão paraibano. Já em Portugal, João Azevêdo deve se reunir com um grupo empresarial do setor hoteleiro, que demonstrou interesse em instalar uma unidade no Centro Histórico de João Pessoa, iniciativa vista como potencial estímulo à revitalização da área central da capital.

No campo político, João Azevêdo já sinalizou que pretende antecipar em dois dias o afastamento definitivo do cargo para se desincompatibilizar e se colocar como pré-candidato ao Senado. O prazo legal seria 4 de abril, mas a data coincide com a Sexta-feira Santa, o que deve levar o governador a formalizar a saída um pouco antes.

Após o retorno da viagem, o governador também indicou que deve promover uma reforma administrativa, com mudanças no secretariado. A expectativa é de que a nova composição da equipe tenha um perfil mais alinhado à gestão de Lucas Ribeiro, que passará a comandar o Estado e também deverá se posicionar como pré-candidato à sucessão de João Azevêdo.

A viagem internacional, além de cumprir compromissos institucionais, ocorre em um momento de transição política no governo estadual, com articulações voltadas tanto para projetos de investimento quanto para o cenário eleitoral de 2026.

por THMais

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...