Jovem promessa brasileira segue rumo à F1 com Renault

0

Caio Collet. Foto: Reprodução

O piloto brasileiro Caio Collet anunciou na última segunda-feira (14) a renovação de seu contrato com a Academia de Pilotos da Alpine, a qual é voltada aos jovens pilotos que almejam compor parte do grid da Fórmula 1 em um futuro próximo.

A Alpine é a divisão esportiva da empresa Renault e se destaca atualmente no Mundial de Endurance, bem como na F1. Nessa, a francesa é uma das equipes que tem academia de pilotos, as quais são bem conhecidas nas “categorias de base” da F1.

Um dos objetivos das academias é, principalmente, aproximar a F1 aos jovens talentos, tornando a maior categoria do esporte a motor uma realidade cada vez mais palpável para eles.

Este é o quarto ano de Collet na academia de jovens talentos da equipe francesa de F1, tendo ingressado em 2018, após ser campeão da Fórmula 4 Francesa, mesmo sendo seu ano de estreia nos monopostos.

“Quando não estou correndo, vou estar na fábrica acompanhando o final de semana de Fórmula 1. O intuito é promover o desenvolvimento dos pilotos membros da academia para chegarmos à F1 preparados. A cada passo dado, a Alpine passa mais tarefas para fazermos, por exemplo, este ano terei mais dias de simuladores para acompanhar o desenvolvimento do carro de F1 da equipe”, comenta Collet.

Em 2022, o jovem de 19 anos disputará o seu segundo ano na FIA Fórmula 3, considerada “categoria de base” da F1.

“Sei o que tenho que fazer para andar na frente e estarei com a mesma equipe, a MP Motorsport, o que considero um fator importante, afinal, são os mesmos engenheiros e membros da equipe no geral, então estou familiarizado. Estar em um ambiente que é familiar a você fortalece bastante e faz diferença, e, juntamente à base que criei ano passado, este ano temos tudo para disputar o campeonato”, analisa Collet.

Ao ser questionado sobre um possível teste em um carro de F1, Caio não negou a possibilidade, mas foi categórico em sua resposta.

“Vai depender dos meus resultados. O Mia Sharizman, diretor da Academia de Pilotos da Alpine, já falou que, dependendo dos resultados, ele proporcionará ou não um teste de F1 aos pilotos da F3, assim como fez com o Piastri. Se eu tiver um teste de F1 este ano, será muito mais por bônus, então, tenho que acelerar bastante e conseguir bons resultados para andar de F1”, afirma Collet.

A primeira etapa da FIA F3 será realizada entre os dias 18 a 20 de março no circuito de Sakhir, no Bahrein.

About Author

Deixe um comentário...